The Rosicrucian Fellowship,

Cartas aos Estudantes

Outubro de 1939


Queridos Amigos:

Na carta deste mês vamos discutir alguns dos estorvos que o homem encontra, que o impedem, não apenas nos seus esforços mentais e físicos, mas também no plano espiritual.

O maior obstáculo que a maioria dos estudantes encontra é o facto de pensarem que os seus parentes os embaraçam e impedem o seu progresso espiritual. É raro passar um dia sem que um estudante ou probacionista nos escreva dizendo que o seu esposo, esposa, filho ou mãe ou algum outro parente se opõe à sua aceitação dos Ensinamentos Rosacruzes e à sua filiação na Sede Central, e nos pede conselhos para vencer estas condições.

Na realidade não há nada que nos possa deter nos nossos esforços espirituais; nada nos pode roubar este privilégio se nos consciencializarmos que o crescimento espiritual é interior, que o que é de Deus é interno. Ainda que nos molestem e gozem connosco, ainda que o trabalho físico nos negue as oportunidades de concentração, ou o cuidado dos filhos interrompa as nossas meditações – todas estas coisas são de fora, e se o espírito trabalha verdadeiramente com boa fé, se o estudante está realmente pronto para progredir, nenhuma coisa exterior o pode deter. Pode perguntar-se: “Como é possível o desenvolvimento sem ajuda exterior? Como podemos crescer espiritualmente quando todos os que nos rodeiam interrompem a nossa paz e nos tiram a liberdade para fazermos os nossos exercícios?”

Como temos dito, todo o desenvolvimento espiritual vem de dentro e nenhum estorvo exterior pode parar a verdadeira paz e determinação da alma no seu desenvolvimento interno. Porque é que a mãe que está a cuidar de uma grande família se torna apaziguadora, terna e carinhosa com um rosto que os filhos gostam de lembrar mesmo depois de crescidos? Esta mãe não teve tempo para meditações. Os seus deveres para com os filhos e os seus esforços para aligeirar um pouco a carga económica do marido tomaram todo o seu tempo, no entanto, o sacrifício pela sua família desenvolveu-a espiritualmente e deu-lhe uma coroa de glória.

A que subscreve esta carta observou a vida de alguns membros que se depararam com problemas que despedaçariam o espírito de muitos. Estes estudantes encararam os seus pesares e as suas perdas com resistência e paciência e o seu desenvolvimento espiritual na realidade ilumina a sua face, ainda que alguns não tenham tido nem um momento para meditação tranquila que frequentemente é o que se considera para o conseguir. É verdade – nós contribuímos para o nosso desenvolvimento espiritual se nos sentarmos um certo tempo em quieta meditação, e ajudamo-nos bastante com os exercícios de retrospecção. Mas se consideramos estas coisas superiores e de necessidade absoluta, e não fizermos esforços para viver a vida de auxílio e de consagração aos nossos deveres e às nossas responsabilidades, então não crescemos espiritualmente como cremos que devemos. Não crescemos internamente, não obtemos o progresso espiritual que outros conseguem sob as maiores desvantagens.

O que o estudante deve considerar e meditar é como deve enfrentar as provas diárias. São pacientes e bondosos ou carrancudos e maus com aqueles que mesmo sem intenção intervêm no nosso destino? Se não são bons e pacientes, então estão a esquecer que todos os que nos rodeiam estão-nos associados por alguma dívida do destino que contraímos em vidas passadas e que temos que liquidar antes que estas portas se fechem. Enfrentemos, pois, as nossas provas com amor e paciência. Tranquilizemo-nos interiormente, e esta paz interior influirá nas coisas de fora. Semeemos sementes que tornem o nosso futuro cheio de paz e desenvolvimento espiritual, e mantenhamos o pensamento de que nada nos pode roubar a nossa Herança Divina.

Seus, em serviço da humanidade, Outubro de 1939

The Rosicrucian Fellowship,

Mrs. Max Heindel


Cartas de Augusta Foss Heindel aos Estudantes da Fraternidade Rosacruz

 

Abril 1937

Agosto 1937

Setembro 1937

Outubro 1937

Setembro 1939

Outubro 1939

Maio 1940  

Novembro 1940

Março 1941

Maio 1941

Junho 1941

Agosto 1941

Setembro 1941

Novembro 1941

Janeiro 1942

Setembro 1942

Dezembro 1943

Janeiro 1944

Fevereiro 1944

Março  1944

 

CARTAS DE AUGUSTA FOSS HEINDEL AOS ESTUDANTES ROSACRUZES em Espanhol

 


 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com