The Rosicrucian Fellowship

Cartas aos Estudantes

Fevereiro de 1944


Querido Amigo:

         Um estudante, numa carta recebida recentemente, disse o seguinte: “Nas suas últimas cartas omitiu a explicação à seguinte pergunta: “Quem são os pobres?”

         Webster define esta palavra dizendo que significa a carência de bens materiais. “Falta de meios para uma subsistência com conforto, posse de escassos rendimentos e propriedades ou nenhuns, circunstâncias limitadas. Indigente.”

         Um pobre é sempre considerado com falta de coisas materiais; muitas vezes doente, com poucos amigos e pouca comodidade. A palavra associa-se geralmente às coisas relacionadas com a natureza de desejos do homem, porque as coisas materiais ocupam o primeiro pensamento do homem, - o seu maior interesse.

         Quando estudamos a constituição do homem sob o ponto de vista dos Ensinamentos Rosacruzes, vemo-lo como um tríplice Espírito, o Ego que vive num triplo corpo o qual está unido pelo elo da mente.

         Cristo disse-nos no seu maravilhoso Sermão da Montanha, no capítulo 5 de Mateus, versículo 3:

         “Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

         Em Lucas encontramos outra vez palavras que nos impressionam pelo facto de CRISTO considerar o homem espiritual (o que é verdadeiro e duradouro) a parte principal do ser humano. Em Lucas 6:20 ele disse: “Bem aventurados … os pobres; porque vosso é o reino de Deus.”

         Ele procurava sempre os pobres; escolheu os seus discípulos de entre os humildes pescadores. A sua obra foi sempre com os pobres de bens deste mundo, porque este grande Espírito sabia que as riquezas do mundo eram sempre um incentivo para o homem perder o seu interesse nas coisas do espírito. Encontramos na narração de Paulo, o convertido Saulo, que depois de se ter transformado por uma profunda experiência espiritual a caminho de Damasco, o espírito CRISTO apareceu-lhe (9:9). Depois desta assombrosa experiência, Saulo, o sedento de sangue, antes imparável a matar os Cristãos, converteu-se no pacífico e amante Paulo, e num curto espaço de tempo tornou-se o principal entre os discípulos dos ensinamentos de Cristo.

         Paulo em Coríntios 6:7,10 disse o seguinte:

         “Na palavra de verdade, no poder de Deus, pelas armas de justiça, à direita e à esquerda.”

         “Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.”

         Temos a prova destas afirmações quando observamos que os materialmente pobres segundo a opinião geral do mundo são felizes na sua comunhão espiritual. As riquezas do mundo não são tentadoras para o homem ou para a mulher interessados no espiritual: eles estão sempre prontos a compartilhar as suas escassas provisões, e têm muito prazer em repartir com os infelizes mundanos.

         Assim podemos contestar com a verdade a pergunta deste homem e dizer que as verdadeiras riquezas não são as que o homem tem que deixar para trás quando morre, mas as riquezas do espírito que são eternas.

Seus em serviço da humanidade,

The Rosicrucian Fellowship,

Mrs. Max Heindel


Cartas de Augusta Foss Heindel aos Estudantes da Fraternidade Rosacruz

 

Abril 1937

Agosto 1937

Setembro 1937

Outubro 1937

Setembro 1939

Outubro 1939

Maio 1940  

Novembro 1940

Março 1941

Maio 1941

Junho 1941

Agosto 1941

Setembro 1941

Novembro 1941

Janeiro 1942

Setembro 1942

Dezembro 1943

Janeiro 1944

Fevereiro 1944

Março  1944

 

CARTAS DE AUGUSTA FOSS HEINDEL AOS ESTUDANTES ROSACRUZES em Espanhol

 


 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com