Cartas aos Estudantes)
The Rosicrucian Fellowship, Agosto de 1937
Queridos Amigos:
Quando conhecemos os ensinamentos que nos deram os Irmãos Maiores da RosaCruz por meio do nosso falecido líder, Max Heindel, explicam-nos claramente as leis do universo dizendo-nos que a vida no corpo físico não é uma existência predestinada e que Deus não coloca as almas nesses veículos somente por capricho. Quando entendemos que Deus formou o homem como um ser espiritual à sua própria imagem, e que o homem é imortal, desenvolvendo-se sob as leis justas do renascimento e da consequência, então não nos desanimamos quando nos deparamos com almas como a da grande mulher chamada Helen Keller, que ganhou a admiração do mundo inteiro pelos resultados maravilhosos que conseguiu alcançar, não obstante os seus impedimentos. Ainda que tenha sido cega surda e muda, não podemos pôr as culpas em Deus pelas suas aflições; mas começamos a perguntar-nos quais são as leis que foram desrespeitadas em vidas anteriores; perguntamo-nos porque lhe sobrevieram essas doenças de modo a ter que passar a vida sem ver a beleza da natureza e sem a capacidade de ouvir os sons que a rodeavam.
Muitos cristãos bons e sinceros tropeçaram no caminho, e tornaram-se agnósticos e ateus nos seus esforços para resolver essas questões confusas.
Faz-se tantas vezes a pergunta: “Porque permitiu um Deus justo que as coisas sejam assim?” O orador no púlpito não pode satisfazer os inquiridores com a afirmação de que essas coisas são mistérios de Deus que o homem não deve tentar compreender.
Nesta época de investigação o mestre espiritual já não pode evadir-se a estas perguntas vitais. O intelecto do homem chegou a um estado que contesta as afirmações; necessita saber; por isso, chegou a hora em que as igrejas cristãs têm que responder a essas perguntas ou arriscar a perda dos seus membros.
Muitos ministros da igreja estão a familiarizar-se com a lei do renascimento e da consequência e acreditam nelas; muitos também têm o “Conceito” nas suas bibliotecas. Há alguns anos, durante uma visita nossa a uma cidade do norte, depois de uma conferência, o ministro de uma das igrejas locais acercou-se de Max Heindel e disse-lhe que só tinha dois livros na mesa da sua biblioteca: um era a Bíblia, e o outro, a chave que abriu a sua Bíblia, aquele livro maravilhoso, o “Conceito Rosacruz do Cosmos”.
Para um pregador ortodoxo, esta foi a admissão mais extraordinária, mas, pouco a pouco, este chegará a ser o testemunho de muitos outros pregadores. Estamos a entrar numa época em que as Igrejas já não aderirão tão rigorosamente ao Credo. Serão mais tolerantes e cooperarão mais liberalmente umas com as outras.
O espírito da idade de Aquário que já se está a tornar forte, trará por fim, o espírito da fraternidade universal às igrejas. Não adoptarão, todavia, uma religião universal, porque enquanto os homens estiverem em diferentes graus de evolução, uns mais atrasados, outros mais adiantados mental e espiritualmente, enquanto se mantiverem estas diferenças de desenvolvimento na humanidade, haverá necessidade de diferenças de expressão religiosa e espiritual. Não podemos esperar que o nativo da Austrália ou o “Busquímane” do sul de África possam compreender e gostar de uma explicação filosófica dos ensinamentos cristãos, nem que o místico avançado e desenvolvido goste dos rituais estranhos e fantásticos dos homens primitivos. Mas a inimizade e as diferenças que existem hoje, serão eliminadas, e uma amizade mais íntima reinará entre as pessoas religiosas. A vontade de trabalhar em conjunto e um sentimento religioso mais tolerante, serão manifestados. Os ensinamentos Rosacruzes, lenta, mas seguramente, estarão disseminados nas igrejas, dando-lhes um conhecimento mais profundo e um desejo mais fervoroso de viver a vida cristã. Então o cristianismo já não será mais uma religião de boca, porque o Cristo será uma realidade, vivente e vibrante. Ele entrará na vida e no coração da humanidade, e os homens compreenderão as palavras do Grande Mestre:
“O que tem os meus mandamentos, e os guarda, esse, é o que me ama; e o que me ama, será amado pelo meu Pai, e eu amá-lo-ei e manifestar-me-ei nele.” (João 14:21)
Sua em serviço da humanidade,
Mrs. Max Heindel
Cartas de Augusta Foss Heindel aos Estudantes da Fraternidade Rosacruz
CARTAS DE AUGUSTA FOSS HEINDEL AOS ESTUDANTES ROSACRUZES em Espanhol |
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com