Francisco Phelipp Preuss
Irmão Probacionista da Rosicrucian Fellowship
AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Interpretação esotérica do significado das
Sete Cartas dirigidas às Sete
IGREJAS DO APOCALIPSE
por João de Patmos
As interpretações dadas à luz neste livro, são formuladas de acordo com os conhecimentos do autor sobre as Verdades
ensinadas
pelo Rosacrucianismo e divulgadas pelo Místico MAX
HEINDEL, Irmão Leigo da ORDEM ROSA +
CRUZ
Continuação - apresentando a
2ª. CARTA
(À Igreja de Smyrna)
As palavras do versículo 8:
«Ao anjo da igreja em S m y r n a escreve: Estas cousas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver».
Já sabemos que Cristo é o primeiro e será o último através dos séculos dos séculos. Mas, diz que foi morto, todavia, essa morte é bem diferente da nossa. Cristo não podia e nem pode morrer, senão jamais poderia viver. Não poderia ELE viver e nem o Cosmos em sua complexidade e, por conseguinte, nem também em nós viver. Se, porém, admitimos a entrada do Espírito Solar na lenta vibração existente na Terra, significa, sem dúvida, um sofrimento para ELE. Como os Rosacruzes corretamente ensinam: «O CRISTO SOFRE NA CRUZ DA TERRA». O Seu corpo é do Sol e não da Terra. A Sua morte temporária começou na mesma ocasião em que tomara o corpo de Jesus, quando do Batismo de Água no Rio Jordão. A Luz do Espírito de Vida tomou posse de um corpo terreno com vibrações opostas às do Sol. Bem sabemos o que aconteceu no ato da crucificação, quando Aquele magnificente Espírito Solar, ao se libertar do corpo terreno do sublime homem Jesus, iluminou de tal maneira o globo terrestre que chegou a ofuscar completamente a visão dos presentes, parecendo que o Sol se obscurecêra.
Voltando nossas explicações sobre a Carta à Igreja de Smyrna, vemos que esta se dirige à Civização Assírio-Babilonio-Caldáica, em cuja época não existiam sentimentos elevados. Formara-se uma luta pelo material, conquistando-se apenas valores terrenos em contraste com a Igreja de Éfeso, que era contemplativa. Foi conquistada a torre da Babilônia, representando a vida real-material. Começou esta civilização por procurar um Deus real, visível aos seus olhos: o SOL, a LUA e todas as ESTRELAS. A contemplação espiritual positiva era previlégio de poucos sacerdotes, em divergência ao ciclo anterior, onde existia a contemplação negativa das massas humanas. Naqueles tempos, o E s pi r i t o Solar guiava com a sua Hierarquia a evolução na terra, por fora, externamente. A mente recebia melhores meios para se desenvolver e progredia, como ainda hoje progride, graças à constante influência das Forças Divinas supra-sensíveis. Cristo interpenetra-se incessantemente em nosso SER; pode-se, assim, atestar que a Sua constante morte sempre presente em nossa existência, proporciona e beneficia a nossa evolução, a nossa existência em geral. Vivemos graças ao Seu enorme sacrifício. ELE morre para que vivamos. Bem diz o versículo:
«O primeiro e o último, que esteve morto:» e tornou a viver».
A salvação dos seres precede a «morte» do Espírito nas criaturas e só depois deverá a vivificação, a ressurreição. Cristo infunde-se no homem imperfeito e ressuscita nele o Homem Divino. O Homem Espiritual se encontra de maneira confusa, morto, mas deve viver em união com Cristo e desta forma haverá salvação. Cristo vive assim no homem, como o homem vive em Cristo. Os espiritualistas sabem perfeitamente da união com Cristo ao falar sobre a comunhão. Não existe vida espiritual Dele separada . A desgraça da humanidade, em suas múltiplas formas, mostra não existir ainda união com ELE. As forças Iuciféricas com a sua falsa luz, regem as mentes dos responsáveis pela evolução, desde Babilônia até hoje.
O versículo 9 reza o seguinte:
«Conheço a tua tribulação, a tua pobreza,, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não o são, sendo antes, sinagoga de Satanás ».
Os Espíritos do Bem e do Mal surgem sempre com os seus defeitos e suas beneficências. Parece que um fio vermelho passa através dos tempos desde a criação até onde entramos, perfeitos, no Corpo de Deus. A falsa mente deseja ignorar as Leis Divinas, procurando sempre imprecionar pela ignorância caótica em que os semi-intelectuais facilmente caem. Deus, em Sua Onipotência, não quer em absoluto a submissão cega de Seus filhos, pelo contrário, deseja que eles conheçam as Leis Criadoras Universais que passam pelos próprios corpos desde os tempos remotos até o infinito. Os Espíritos Lucíféricos rejeitaram esta Lei Divina e, porisso, fala o versículo: «Conheço a tua tribulação, a tua pobreza». A falsa luz blasfema contra tudo que é divino, empregando a mentira; Lúcifer é inteligente, dizendo de si mesmo ser judeu, um adiantado da evolução, um iniciado, um criador. Diz bem o Apocalíptico sobre esses «iniciados» pertencentes à Sinagoga de Satanás pela expressão da falsa luz de seus intelectos. Já nos tempos remotos babilônicos, separaram-se os homens de boa dos de má vontade. O versículo faz referência aos de boa vontade: «mas, tu és rico». São ricos porque rejeitaram a má influência luciférica, seguindo as Leis Divinas Iniciáticas, a Inteligência Superior. A história mostra-nos com toda clareza a destruição da Babilôna material, assim como em grande parte, a da intelectual. A Sinagoga de Satanás foi rejeitada e deu riquezas aos que se iniciaram de coração, como judeus.
Diz o versículo 10 o seguinte:
«Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos a prova; e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a Coroa da Vida».
Promete-nos este versículo, para o futuro, uma vida coroada, uma vida diferente não igualável às passadas. Diz o versículo sobre as vidas passadas, que não podiam trazer a nossa soberania, antes que passássemos por sofrimentos e tribulações, caminhando sobre estes com as esperanças de conseguirmos a Coroa da Vida. O que é a Coroação da Vida? Não admitir e nem se entregar aos maus pensamentos, nem às sensações do corpo de desejos e emoções inferiores. Bem diz o versículo sobre esta particularidade de sofrimentos quando preconiza que «O DIABO ESTÁ PRESTES A JOGAR-NOS NA PRISÃO», isto é, amarrar-nos em nossas vaidades, em nosso egocentrismo, em apegos convencionais e aproveitarmo-nos da ignorância do próximo para o nosso próprio bem estar.
Faz referência o versículo sobre tribulações de 10 dias. É claro que não se trata de 10 dias comuns. A conciliação entre o mal e o bem, não existe. Nós, espíritos que somos, temos que nos salvar do mal e quanto tempo levaremos até recusá-lo, depende do reconhecimento de que o Salvador está constantemente batendo na porta do nosso coração. ELE bate 10 dias, desejoso de arrebatar-nos do diabo que nos prendeu com suas algemas. A luta poderá durar um ciclo, ou mais, até que o Salvador nasça em nossas almas. Quem tiver passado fielmente os 1O dias até a morte das más qualidades desta civilização, receberá a Coroa da Vida, a soberania sobre esta e terá o ingresso à Nova Era. Isto acontece de civilização em civilização. A luta constante em si mesma e por si mesma, sublima com o tempo todos os conhecimentos passados. Acolhidos são estes pelo Ego para mais tarde, em uma civilização posterior, aumentar o processo da purificação e de múltiplas coroações, como explica o Apocalipse.
Segue-se o versículo 11 com uma ameaça:
«Quem tem ouvidos, ouça o
que o Espírito diz às Igrejas. O vencedor, de nenhum modo sofrerá o dano da
segunda morte».
Diz o versículo que,
«aquele que não vencer, sofrerá dano», que significa a “segunda morte”. Qual é a
primeira morte? A morte do corpo denso, necessitando de tempos em tempos
renovação por seqüentes reincarnações do Espírito. A segunda morte se refere ao
corpo de desejos, ou corpo astral. E por que morreria este? Já sabemos da
intenção do Supremo Espírito que fala pelo Apocalíptico, no sentido de que nos
preparemos para a Iniciação. Para esse fim, devemos ativar o nosso corpo de
desejos com sentimentos elevados e pensamentos puros. Como espiritualistas,
conhecemos práticas meditativas e atividades caritativas que proporcionam aos
corpos a devida elevação. Purifica-se o corpo emocional e recebe a mente a sua
conseqüente luz. Estes são os fatores para a Iniciação.
Se acontecer o contrário, os corpos internos não receberão o devido alimento e agarrar-se-ão aos sentimentos infernais e pensamentos corruptos, razão porque ficarão esfomeados, atrofiados e, como resultado final, sofrerão a morte. Isto representa a segunda morte, o que equivale à perda da personalidade.
3ª. CARTA
(À Igreja de Pergamo)
As 7 Igrejas do Apocalipse
Francisco Ph. Preuss, Irmão Probacionista
2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713,
Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm
Rua : Asdrúbal
do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/
A Mensagem da Rosacruz destina-se à elevação dos seres humanos, por meio do aperfeiçoamento individual, que se conseguirá pela cultura da mente e do coração, visando a um intelecto equilibrado, harmonioso, justo; um coração terno, bondoso, caritativo; um corpo são, puro e forte. A sua divisa é SERVIR.
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397
Filiado a The Rosicrucian Fellowship
Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA
Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas
2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713,
Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm
Rua : Asdrúbal
do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/
A Mensagem da Rosacruz destina-se à elevação dos seres humanos, por meio do aperfeiçoamento individual, que se conseguirá pela cultura da mente e do coração, visando a um intelecto equilibrado, harmonioso, justo; um coração terno, bondoso, caritativo; um corpo são, puro e forte. A sua divisa é SERVIR.
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397
Filiado a The Rosicrucian Fellowship
Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA
Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas