Francisco Phelipp Preuss
(1900 - 1976)
Escritor e violinista
Irmão Probacionista da Rosicrucian Fellowship
Fundador da Fraternidade Rosacruz do Brasil em 1930
Fundador da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil em 1955
Pioneiro do Rosacrucianismo no Brasil
Francisco Phelipp Preuss, um dos pioneiros do Rosacrucianismo no Brasil, nasceu em 1900 na Áustria. Imigra para o Brasil no primeiro quarto do séc. XIX. Inconformado com as explicações teológicas aos mistérios da vida e da morte, cêdo torna-se espiritualista, dedicando-se ao estudo das obras de Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), Annie Wood Besant (1847–1933) , Charles Webster Leadbeater (1847–1934) , Franz Hartmann (1838-1912) , Rudolf Steiner (1861-1925), e finalmente, Max Heindel (1865-1919), onde encontra uma resposta definitiva para suas dúvidas e aspirações espirituais.
Devotado ao idealismo rosacruz funda e supervisiona regularmente Grupos e Centros de Estudo, escrevendo e proferindo palestras. Em 1930, na condição de Irmão Probacionista da Rosicrucian Fellowship, estabelece um pequeno grupo de estudos em sua residência, na Rua Antônio Carlos, n° 60, em São Paulo. Ao obter autorização da Sede Mundial de Mt. Ecclesia, em Oceanside, California, USA, para ministrar o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, tal grupo foi denominado Fraternidade Rosacruz do Brasil.
Em meados de maio de 1955, forma com outros irmãos, o Centro Rosacruz de Santo André. Em setembro do mesmo ano, também com a colaboração de outros irmãos, funda a Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil. Em maio de 1956 colabora com o irmão David Dias dos Santos, na formação do Grupo Rosacruz da Lapa. Em setembro do mesmo ano, auxilia o irmão Luzio na formação do Grupo Rosacruz da Lapa.
Também colaborou na fundação do Centro Rosacruz do Rio Grande do Sul, realizando exposições periódicas em faculdades e bibliotecas deste estado. Por ocasião do I Congresso Nacional Rosacruz, de 20 à 28 de outubro de 1963, promovido pela Fraternidade Rosacruz Max Heindel, no Rio de Janeiro, representou os Centros de Santo André (SP), Porto Alegre (RS) e São Leopoldo (RS), palestrando no Palácio da Cultura, no centro da cidade, para um auditório globalmente lotado, com cerca de 1500 ouvintes, abordando o tema "A Utilidade do Rosacrucianismo no Brasil ante as diversas Escolas Espiritualistas". A conferencia teve a preparação vibratória com a colaboração de um Trio camerístico formado pelos concertistas Santino Parpinelli, ao violino; Eugen Ranevsky, ao violoncelo e Violeta Kundert, ao piano, interpretando, de Félix Mendelsohn Bartholdi, o Trio, opus 49 em Ré Menor, I Movimento - Molto Allegro e II Movimento - Andante, Molto Tranquilo.
Sendo um bom violinista, propiciou, com seus amigos músicos, inesquecíveis vesperais artísticos no salão da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, em São Paulo. Também colaborou traduzindo diretamente do alemão, diversos artigos da literatura Rosacruz. Escreveu diversos livros e artigos, publicados na revista Serviço Rosacruz, editada pela Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, São Paulo. Em 1963 publicou a obra "As 7 Igrejas do Apocalipse", em 1974 publicou o " Testamento de João Batista" e em 1976, pouco antes de passar aos planos invisíveis, entregou à Comissão Editorial as traduções que ele fez, do alemão de três obras ocultistas, para eventual aproveitamento. Simultaneamente, publicou, pelo mimeógrafo do Centro de Santo André, o livreto "A Flauta Mágica de Mozart", recontada por Corinne Heline, traduzido do alemão. Foi um exemplo de fidelidade, entusiasmo e iniciativa. Passou ao Oriente Eterno no dia 6 de maio de 1976, aos 76 anos de idade, tendo comparecido ao sepultamento ao veículo que serviu de morada ao seu espírito, 25 irmãos probacionistas.
Francisco Phelipp Preuss e a Fundação da
Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil
O Amor Casto, Virginal
Publicado na Revista Rosacruz, nº 242 e 243 de 1965.
da Fraternidade Rosacruz de Portugal
Como Formar a Tríplice Alma
Publicado na Revista Rosacruz, nº 233 - janeiro/fevereiro de 1964.
da Fraternidade Rosacruz de Portugal
Servir a Divina Essência em Cada Um de Nós
Publicado na Revista Rosacruz, nº 233 - janeiro/fevereiro de 1964.
da Fraternidade Rosacruz de Portugal
As Sete Igrejas do Apocalipse
Interpretação esotérica do significado das Sete Cartas dirigidas às Sete
IGREJAS DO APOCALIPSE por João de Patmos
C.R.C.
O Antigo Cristianismo Rosacruz *
(Biografia de Christian Rosenkreutz)
Filósofo Rosacruz.Representação alegórica do Pai C.R.C. por JAKnnap
Publicado na Revista Rosacruz, nº 233 - janeiro/fevereiro de 1964.
da Fraternidade Rosacruz de Portugal
Cartas Rosacruzes
Escritas por antigos membros da Ordem
Publicadas pela Revista Rays from the Rose Cross
Traduzidas pelo Irmão Probacionista Francisco Phelipp Preuss
O Trabalho dos Auxiliares Invisíveis
Helen T.
Crawford
Trad. da revista alemã "Rosen-kreuzer Zeitschrift", de junho de 1933, por Francisco Ph. Preuss
Representação simbólica do Auxiliar Invisível.
Pintura de Mary Hascom, feita em 1937.
Esta pintura se encontra no Departamento de Cura da The Rosicrucian Fellowship,
em Mount Ecclesia., Oceanside, California, USA.
Outras Publicações
2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713,
Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm
Rua : Asdrúbal
do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397
Filiado a The Rosicrucian Fellowship
Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA
Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas