O PROCESSO EVOLUTIVO E O CICLO ANUAL COM CRISTO
Roberto Gomes da Costa
Quando visitamos o Templo em Mount Ecclesia podemos observar que o painel de Leo está colocado na parede oeste do Santuário, por sobre o Altar contendo o Emblema Rosacruz. O simbolismo do Templo (1) nos diz que “Leão é o signo do Cristo levantado e o emblema do desenvolvimento espiritual. Leão representa o caminho da Iniciação por meio do coração. O caminho Rosacruz da Iniciação se inicia na porta do intelecto sob o signo mental de Aquário (porta oriental do Santuário do Templo) e conduz à liberação no altar do coração sob o domínio da Hierarquia de Leão.”
Esta posição proeminente de Leão como a meta de nossas aspirações no caminho da Iniciação estabelece um padrão que pode ser também reconhecido no Processo Evolutivo e no ciclo anual com Cristo.
Para identificar esse padrão, focalizaremos nossa atenção no esquema evolutivo, especialmente no período de tempo devotado à aquisição de auto consciência e à construção dos veículos por meio dos quais o espírito manifesta-se no ser humano, e o compararemos ao ciclo anual com Cristo.
Diz o Conceito Rosacruz do Cosmo (2) que, no Período de Saturno, durante sua primeira revolução, os Senhores da Chama ou a Hierarquia de Leão, trabalhando sobre o homem, de sua livre vontade, tiveram sucesso na implantação, na vida em evolução, do germe que deu lugar ao nosso presente corpo denso. Também, no meio da sétima revolução deste mesmo período, a mesma Hierarquia de Leão despertou o mais alto princípio espiritual na humanidade – o Espírito Divino.
O trabalho do Período de Saturno começou e terminou no Mundo do Espírito Divino por meio dos globos A e G. Esta região foi a mais elevada das regiões alcançadas pelos sete globos manifestados durante o esquema evolutivo.
Similarmente, considerando agora o ciclo anual com Cristo, depois que o Sol atinge a sua declinação setentrional máxima e transita pelo signo de Leo, Cristo ascende ao Reino Espiritual do Espírito Divino, conhecido biblicamente como o Trono do Pai. Durante este trânsito sob a supervisão dos Senhores da Chama e unido com o Poder do Pai, o Senhor Cristo trabalha com o supremo poder do Amor, nota chave da Hierarquia de Leão e a força estabilizadora da Terra(3).
Prosseguindo com a análise do período involutivo, duas outras hierarquias trabalharam sobre a humanidade no segundo período de manifestação – o Período Solar – as Hierarquias de Virgem e Câncer, vizinhos da Hierarquia de Leão no círculo zodiacal.
Na primeira revolução do Período Solar, ambas as Hierarquias de Leão e de Virgem conjuntamente reconstruíram o corpo denso germinal.
Os Senhores da Sabedoria (Virgem), que não eram tão altamente evoluídos como os Senhores da Chama, trabalharam para completar sua própria evolução. Começaram o trabalho próprio do Período Solar, irradiando deles mesmos o gérmen do corpo vital, durante a segunda revolução desse período. Na sexta revolução do período, os Querubins (a Hierarquia de Câncer), surgiram para despertar o segundo aspecto do tríplice espírito no homem – o Espírito de Vida.
A mais elevada região atingida pelos globos ( no caso, globos A e G), durante o Período Solar, foi o Mundo do Espírito de Vida. Similarmente, durante o ciclo anual com Cristo, o Mundo do Espírito de Vida é por Ele visitado durante os meses solares de julho (Câncer) e setembro (Virgem).
O trabalho realizado pelas Hierarquias de Virgem e Câncer no nosso corpo vital e em sua contraparte espiritual, o Espírito de Vida, foi preenchido com as mais puras vibrações e teve uma decisiva influência na construção dos correspondentes arquétipos de acordo com as características dessas Hierarquias.
As notas chave de Virgem são Serviço e Sacrifício. Os Querubins são os guardiões de todos os lugares santos dos Céus e da Terra, guardando também o grande mistério da Vida. O destino da humanidade é, portanto, luminosos e glorioso .na medida em que nos mantenhamos no caminho adequado, vivendo uma vida de serviço e de pureza, seguindo os padrões implantados pelas Hierarquias de Virgem e de Câncer no átomo-semente do corpo vital e em sua contraparte, o Espírito de Vida.
A Escola Rosacruz nos ensina a aprender esta magnífica lição de serviço e pureza, especialmente através da participação no processo de cura. Podemos ler no ritual do Serviço de Cura (4):
“Não será possível irradiar uma força curadora pura e forte se não mantivermos limpos e puros os nossos corpos e as nossas mentes.(...) Quando uma pessoa está intensamente absorvida em fervorosa súplica a um poder superior, sua aura assume uma forma afunilada que se assemelha à parte inferior da tromba d’água. É lançada no espaço a grande distância e estando sintonizada com as vibrações de Cristo no Mundo do Espírito de Vida interplanetário, atrai para si uma força divina que entra na pessoa ou no grupo de pessoas e anima o pensamento-forma que eles criaram.”
O terceiro período de manifestação foi o Período Lunar. Depois do trabalho realizado durante as primeiras duas revoluções desse período, para adaptar os corpos denso e vital a terem uma interface com o germe de um novo veículo a ser dado à humanidade, o corpo de desejos, os Senhores da Individualidade {a Hierarquia de Libra), começaram o trabalho próprio do período, durante a terceira revolução. Eles ajudaram o ser humano a se apropriar e construir um corpo de desejos germinal. Os Senhores da Individualidade trabalharam sobre e com a humanidade para completarem sua própria evolução.
Durante a quinta revolução do Período Lunar os Serafins (a Hierarquia de Gêmeos), despertaram o terceiro aspecto do Espírito – O Espírito Humano.
No Período Lunar, os globos A e G atingiram a Região do Pensamento Abstrato, o mais alto dos planos atingidos pelos globos nesse período. Similarmente, durante o mês solar de junho (Gêmeos), o Senhor Cristo passa ao Terceiro Céu, isto é, a Região do Pensamento Abstrato. Esta é a mais alta esfera do ciclo de reencarnação atingido pela humanidade em seu presente estágio evolutivo.
Durante o mês de junho, Cristo torna-se o Canal para as radiações emitidas pelos Serafins. Ele os contata através do Espírito Santo. Uma das palavras chave dos Serafins é atividade. Também é a palavra chave do Espírito Santo(3).
Sabemos da Filosofia Rosacruz que o corpo de desejos, a contraparte do Espírito Humano, nos proporciona os incentivos para a ação. No entanto, temos de aprender a controlar essa força, por vezes vandálica e ingovernável.
Quando o Sol entra em Libra, o Sublime Cristo toca a superfície externa de nosso planeta. A grande lição a ser aprendida de Libra é o desenvolvimento do poder do discernimento e da capacidade de distinguir entre o real e o irreal e o verdadeiro do falso, de modo a superar as ilusões criadas pelo corpo de desejos e controlá-lo(3).
No quarto período evolutivo, o Período Terrestre, a humanidade recebeu o gérmen da mente, por meio do trabalho da Hierarquia de Sagitário, os Senhores da Mente. Este estágio marca o nascimento do indivíduo.
As humanidades dos períodos anteriores (Saturno, Solar e Lunar), respectivamente os Senhores da Mente, os Arcanjos e os Anjos estão trabalhando com os Espíritos Virginais, a Hierarquia de Peixes, durante o Período Terrestre. Estão sendo assistidos pelos Senhores da Forma (a Hierarquia de Escorpião), à qual foi dada responsabilidade sobre o Período Terrestre.
Durante novembro (mês solar de Escorpião), a força de Cristo permeia o Mundo dos Desejos. O Raio Dourado de Cristo quando passa por Escorpião representa um tempo de transmutação. Transmutação é a palavra chave dominante de Escorpião. O Raio Dourado de Cristo penetra ainda mais profundamente na Terra quando o Sol transita por Sagitário e os Reinos Internos tornam-se intensamente luminosos com Sua Luz gloriosa. A força de Cristo chega ao coração da Terra no solstício de dezembro (Capricórnio). Este evento marca a Noite Santa do ano, quando uma calma e uma paz profundas penetram o mundo inteiro. Quando o Sol transita por Aquário o Senhor Cristo centra Sua atividade no reino etéreo. Durante o mês em que o Sol transita por Aquário os éteres superiores tornam-se luminosos à medida que a força de cristo está se elevando para a superfície da Terra, em preparação para Sua liberação triunfal na Páscoa. As forças dos dois éteres superiores estão se tornando cada vez mais potentes em seus efeitos sobre a humanidade, com a proximidade da Idade de Aquário (3).
Conforme mencionado no início deste artigo, Aquário é a porta de entrada para o Caminho Rosacruz da Iniciação. Os dois éteres superiores podem conduzir as forças para o desenvolvimento das faculdades de observação e de discernimento, importantes requisitos para a construção do corpo-alma. Porém, o desenvolvimento dessas faculdades não é suficiente para prosseguir no Caminho da Iniciação. O coração, regido por Leo, deve estar profundamente envolvido. O ideal de Aquário está mostrado em seu signo oposto, Leão, e suas notas chave são: Amor e Luz.
“Deus é Luz. Se andamos na Luz, como Ele está na Luz, seremos fraternais uns com os outros”.
- Roberto Gomes da Costa, Rio de Janeiro, 2008.
Bibliografia
(1) A Probationer, “Temple Symbolism”, Part II, Rays from the Rose Cross, vol 88, nº 4, July – August 1996, pgs 30-37.
(2) Max Heindel, “The Rosicrucian Cosmo Conception, Part II – Cosmogenesis and Anthropogenesis, Capítulos VI a XII.
(3) Corinne Heline, “Bible Interpretation”, Mystery of the Christos, vol VII, parts III e V.
(4) Healing Service Form, The Rosicrucian Fellowship.
Título |
Ano |
Idioma |
2005 |
Português |
|
2008 |
Português |
|
2005 |
Português |
|
2005 |
Português |
|
2006 |
Português |
|
2007-08 |
Português |
|
Alimentar, Curar e Ensinar: Os Três Exemplos deixados por Cristo e o Domínio do Corpo de Desejos |
2007 |
Português |
2007 |
Português |
|
2007 |
Português |
Páginas relacionadas
" Eu sou a luz do mundo;
quem me segue, de modo algum andará em trevas,
mas terá a luz da vida."
João 8:12
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com
Filiada a Rosicrucian Fellowship
2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)
Arabic | Bulgarian | Deutsch | Dutch | English | Español | Finnish |
Français | Italiano | Polish | Português | Rumanian | Russian | Svenska |
Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis
internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários.