Max Heindel
[Carl Louis Frederick Von Grasshoff]
(1865-1919)
De tempos em tempos, conforme a exigência da ocasião, advertimos os estudantes da Fraternidade Rosacruz em nossas cartas individuais, para não participarem de sessões espíritas, de demonstrações hipnóticas ou de lugares onde o incenso é queimado pelos diletantes do ocultismo. A Magia Negra é praticada tanto consciente como inconscientemente e, de tal forma, que chega a ser inacreditável. O "perverso magnetismo animal", que é somente outro nome dado à Força Negra, é responsável por mais fracassos nas atividades profissionais, na perda da saúde e infelicidade nos lares, do que a maioria das pessoas pode imaginar. Mesmo os que perpetram tais ultrajes são, muitas vezes, inconscientes do mal que praticam. Portanto, parece oportuno dedicar um capítulo à explicação de algumas leis de magia, que são as mesmas para a branca e para a negra. Existe somente uma força, e esta pode ser usada para o bem e para o mal. De acordo com as razões que a motivam e do uso que é feito dela, torna-se negra ou branca.
É um axioma científico que "Ex nihil, nihil fit" (do nada, nada vem). E necessário haver uma semente antes que haja uma flor, porém, de onde veio a primeira semente é algo que a ciência. não consegue explicar. O ocultista sabe que todas as coisas vieram do arche, a essência infinita do caos, usada por Deus, o Grande Arquiteto, para a construção de nosso universo. O mago competente, obtendo o núcleo de alguma coisa, pode extrair a mesma essência para uma necessidade posterior. Cristo, por exemplo, tinha alguns pães e alguns peixes e, por meio desses núcleos, Ele tirou a essência primordial do caos para suprir o que Lhe faltava, executando assim, o milagre de alimentar uma multidão. Um mago humano, cujo poder não é tão elevado, pode mais facilmente atrair as coisas que já se tenham materializado, vindas do caos. Pode pegar flores ou frutas pertencentes a alguém, numa distância de quilômetros ou centenas de quilômetros, desintegrá-las em seus constituintes atômicos, transportá-las através do ar e fazer com que elas assumam sua forma física regular na sala onde está com amigos, só para diverti-los. Esta magia é, no mínimo, cinza, ainda que ele envie o pagamento pelo que tirou. Se não o fizer, será Magia Negra, pois roubou um bem de alguém. A magia para ser branca precisa ser usada de maneira altruísta, com propósitos nobres, como o evitar que um companheiro sofra. Cristo, quando deu de comer à multidão a partir do caos, justificou Sua atitude pelo fato dessas pessoas estarem com Ele há vários dias e, se tivessem que voltar para suas casas sem alimento físico, por certo desmaiariam pelo caminho e sofreriam privações.
Deus é o Grande Arquiteto do Universo e os Iniciados das Escolas Brancas são também "arche-tektons", construtores da essência primordial em seu trabalho benéfico à humanidade. Esses Auxiliares Invisíveis necessitam um núcleo do corpo vital do paciente que, como sabem os estudantes da Fraternidade Rosacruz, lhes é fornecido pelos eflúvios vindos da mão do solicitante e que impregnam o papel quando ele assina pedindo auxílio e cura. Com este núcleo do corpo vital do paciente, eles podem atrair a matéria virgem necessária para restaurar a saúde, reconstruindo e fortalecendo o organismo afetado.
Os Magos Negros são espoliadores, motivados pelo ódio e pela maldade. Também precisam de um núcleo para suas abomináveis ações e conseguem mais facilmente obtê-lo do corpo vital da vítima nas sessões espíritas ou hipnóticas, onde os assistentes relaxam, colocam-se num estado mental negativo, deixam cair os maxilares enfraquecendo suas individualidades por meio de outras diferentes práticas mediúnicas. Mesmo pessoas que não freqüentam esses lugares, não estão totalmente imunes. Há certas partes do corpo vital, como os cabelos e as unhas, que ignorantemente espalhamos e que podem ser usados pelos Magos Negros. Os negros, em sua magia "vodu", usam a placenta para seus horríveis propósitos. Um homem perverso, cujas práticas foram expostas há alguns anos atrás, obtinha de meninos o fluído vital que usava para seus atos demoníacos. Até mesmo uma coisa tão simples como um copo de água colocado bem próximo a certas partes do corpo de uma vítima em perspectiva, pode absorver uma parte do seu corpo vital enquanto o Mago Negro conversa com ela. Isto dará ao Mago Negro o núcleo necessário, que também poderá ser obtido de um pedaço de roupa da pessoa. A mesma emanação invisível contida em uma vestimenta que orienta um cão de caça na pista de determinada pessoa, não só guiará o mago branco ou negro à residência dessa pessoa, como ainda fornecerá a chave do seu organismo que poderá ser beneficiado ou prejudicado de acordo com a intenção do mago.
Existem, porém, métodos para proteger-nos destas influências inimigas, as quais faremos menção na última parte deste capítulo. Debatemos longamente o fato de ser ou não prudente chamar a atenção do estudante para essas realidades, e chegamos à conclusão de que não devemos imitar o avestruz, que esconde sua cabeça num buraco na areia quando o perigo se aproxima. É melhor estarmos esclarecidos quanto às coisas que nos ameaçam para que, numa emergência, possamos tomar as precauções necessárias. A batalha entre as forças do bem e do mal está sendo travada com tal intensidade, que quem não estiver empenhado no verdadeiro combate não poderá compreender. Os Irmãos Maiores da Rosacruz e outras ordens afins, que representam em sua totalidade o Santo Graal, vivem do amor e da essência do serviço altruísta. Da mesma forma que as abelhas juntam o mel, eles recolhem e armazenam o bem e o serviço de todos que estão se esforçando para viver a vida. Acrescentam isto ao brilho do Santo Graal, que se torna mais esplendoroso irradiando uma influência mais forte sobre aqueles que estão espiritualmente receptivos, imbuindo-os de maior ardor, zelo e dedicação ao trabalho amoroso, lutando pelo bem. Ao contrário, as forças do mal do Graal Negro florescem através do ódio, da traição, da crueldade e por todos os atos demoníacos do calendário do crime. Tanto as forças do Graal Branco como as do Negro necessitam de um sustento - um fornecido pelo bem, o outro pelo mal - para a continuidade de sua existência e para a força de lutar. Se não conseguirem obter o que necessitam, tornam-se famintos ç enfraquecidos. Em conseqüência, a luta sem tréguas é travada entre eles.
Todas as noites, à meia-noite, os Irmãos Maiores em seu serviço abrem o coração para atrair os dardos do ódio, inveja, malícia e todo o mal que tenha sido perpetrado nas últimas vinte e quatro horas. Primeiro, para impedirem as forças do Graal Negro de obter seu alimento. Segundo, para que possam transformar o mal em bem. Da mesma maneira que as plantas juntam o inerte dióxido de carbono exalado pela humanidade e daí constroem seus corpos, os Irmãos do Santo Graal transformam o mal dentro do templo. Da mesma maneira que as plantas expelem o oxigênio renovado tão necessário à vida humana, os Irmãos Maiores devolvem à humanidade a essência do mal transformado em senso moral e consciência, para que, juntamente com o bem, o mundo se torne melhor cada dia que passa.
Os Irmãos Negros, ao invés de transmutar o mal, infundem-lhe uma energia dinâmica maior e lançam-no em vãos esforços para conquistar os poderes do bem. Para esses fins, usam elementais e outras entidades desencarnadas, as quais, sendo de uma ordem inferior, estão disponíveis para tais práticas repulsivas. Quando os homens queimavam óleo animal ou velas feitas do sebo de animais, os elementais aglomeravam-se ao seu redor como diabos ou demônios, procurando obsedar aquele que oferecesse urna oportunidade. Até mesmo as velas de cera oferecem alimento para essas entidades. Porém, os modernos métodos de iluminação por eletricidade, carvão ou mesmo velas de parafina são inadequados para eles que, não obstante, ainda gravitam por bares, matadouros e lugares semelhantes onde existem animais e homens animalizados. Gostam muito de lugares onde se queime incenso, pois isto oferece-lhes um meio de acesso fácil, e quando os participantes de sessões inalam o odor do incenso, estão inalando também os espíritos elementais que os vão afetar de acordo com o caráter de cada um.
Diagrama demostrativo de como un corpo vital são protege o homem da magia negra e da enfermidade
E aqui onde podemos usar a proteção da qual falamos anteriormente. Quando vivemos vidas puras, quando nossos dias são preenchidos em serviços para Deus e para nossos irmãos com pensamentos e ações elevadas, estamos criando para nós o Dourado Manto Nupcial, que é uma força radiante para o bem. Nenhum mal é capaz de penetrar essa armadura, pois o mal age, então, como um bumerangue e retorna para aquele que o enviou, devolvendo-lhe o mal que engendrou.
Mas, nenhum de nós é completamente bom. Conhecemos muito bem a guerra travada entre a carne e o espírito. Não podemos ignorar o fato de que, assim como Paulo, "o bem que deveríamos fazer, não o fazemos, e o mal que deveríamos evitar, é o que fazemos". Freqüentemente nossas boas resoluções redundam em nada e fazemos o mal porque é mais fácil. Portanto, todos temos o núcleo do mal dentro de nós, que permite o "abre-te-sésamo" para que essas forças demoníacas possam agir. Por essa razão, é melhor não nos expormos sem necessidade em lugares onde são efetuadas sessões com espíritos invisíveis, mesmo que seus ensinamentos pareçam elevados para os mais incautos. Mesmo como espectadores, não devemos participar de demonstrações hipnóticas, pois uma atitude negativa pode deixar a pessoa sujeita ao perigo da obsessão. Deveríamos seguir sempre o conselho de Paulo e revestir-nos com a completa armadura de Deus. Devemos ser positivos em nossa luta pelo bem contra o mal, e nunca perder uma oportunidade de ajudar os Irmãos Maiores através da palavra e da ação na Grande Luta pela supremacia espiritual.
ANEXO
Efeitos da Queima de Incenso
PERGUNTA Nº. 148 do Livro "Filosofia Rosacruz em perguntas e respostas (Vol. II)" [The Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol. II]
Pergunta: O ato de queimar defumadores ou incensos em certo local pode elevar as vibrações do mesmo? Em caso afirmativo, que classe de incensos devemos usar?
Respuesta: Quando os espíritos desencarnados desejam influenciar àqueles que todavia estão enredados à carne, precisam ter um veículo de suficiente densidade para terem acesso aos centros cerebrais, ou sob certas circunstancias com o mecanismo coordenador do cerebelo. Uma vez dotados deste veículo, estes espíritos podem, e assim o fazem, influenciar suas vítimas física, moral ou mentalmente, de acordo com suas indoles.
É uma verdade, por si só evidente, que ninguém pode colher uvas dos espinhos. Nenhum espírito se torna um filantropo , somente por estar desencarnado e não funcionar em um corpo denso. Há mais cinzas do que flores no mundo físico e há mais entidades malignas (por não estarem desenvolvidas) no mundo invisível, que entidades bons e nobres.
Quando alguém queima incenso em um aposento, a fumaça e o odor que vemos e sentimos é um material cuja densidade é muito apropriada a instrumentação por certas entidades; tais entidades estão entoadas com a vibração do incenso que se está queimando.
Somente um ocultista de reputação, dotado de visão e percepção espiritual, que esteja capacitado a perceber e distinguir as várias entidades do mundo invisível, pode compor um incenso que ofereça um veículo que somente possa ser utilizado por espíritos de natureza benevolente , inclinados a elevar a consciência dos devotos favorecendo sua união com o Divino.
Ao contrário, quando o incenso é composto por alguém que ignore a natureza dos habitantes dos planos invisíveis, ou que vise um motivo egoísta, então, tal incenso constitui um veículo apropriado para que espíritos de natureza semelhante, investidos do vapor do mesmo, influenciem os presentes a cometerem atos de intemperança e obscenidade. Os palitos de incenso chinês, popularmente comercializados, são totalmente contraindicados pelos motivos supracitados.
Pessoas habitualmente vinculadas a tal prática, podem se tornar vulneráveis à espiritos obsessores, que podem exercer certo contrôle sobre suas vítimas, incitando-as ao frenesi e levando-as a apresentarem sintomas de natureza epileptica, como convulsões, espumação bucal, etc. Também podem interferir nos movimentos corporais de maneira semelhante à exibida nos chamados "baile de São Victor". Portanto, regra geral, a prática de queimar incenso é muito perigosa e deve ser vigorosamente evitada.
- Max Heindel
AURA PROTETORA
Auxiliar Invisível
Pintura de Mary Hascom, feita em 1937.
Esta pintura se encontra no Departamento de Cura da The Rosicrucian Fellowship,
em Mount Ecclesia., Oceanside, California, USA.
Na Ordem Rosacruz ensina-se os seus discípulos a formarem uma aura protetora perfeitamente invulnerável contra qualquer influência maléfica que lhes seja consciente ou inconscientemente dirigida. Ela constitui um verdadeiro escudo do corpo, da alma e do Espírito, pois baseia-se na criação de uma luz harmoniosa, da radiação branca do Espírito, que afirma assim o seu poder absoluto sobre todas as coisas. Nada pode atacar a luz!
Quando se sentir deprimido ou afetado negativamente feche os olhos e imagine uma esfera de luz clara e brilhate envolvê-lo, cheia de intensidade, e rodeá-lo de proteção. Ao sentir-se forte e seguro, perfeitamente consciente da sua força interior, não deixe de recordar as palavras de um Mestre:
"Dos Ensinamentos Esotéricos, o mais elevado e profundo é aquele que sublinha que a luz branca nunca deve ser utilizada para atacar, ou para fins pessoais mas que pode, no entanto, ser usada por todos os que, em qualquer momento, necessitam de se proteger contra influências psíquicas adversas, independentemente daquelas que as exercem. É a armadura do espírito e pode perfeitamente ser utilizada dessa forma sempre que seja necessário."
Também o fogo da presença de Cristo tem infinito poder. Invoque esse auxílio, quando sentir presenças indesejáveis, pedindo ao Cristo vivo que o rodeie do Seu Fogo.
Notas
do editor:
O presente texto, de autoria de Max Heindel, fundador da Rosicrucian Fellowship, constitui o 13º Capítulo do livro Coletâneas de um místico [Gleanings of a Mystic] Versão online.
Foi acrescentado um diagrama demonstrativo de como um corpo vital saudável protege o homem da magia negra e da enfermidade, de autoria de Manly P. Hall, extraido de seu livro Magia - Un Tratado Sobre Ocultismo Natural
O anexo "RESULTADOS DE QUEIMAR INCENSO" se reporta à pergunta Nº. 148 do Livro "Filosofía Rosacruz en preguntas y respuestas (Vol. II)" [The Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol. II]
O anexo "AURA PROTETORA" é uma instrução da Fraternidade Rosacruz dirigida a seus estudantes.
PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE
Coletâneas de um místico [Gleanings of a Mystic] por Max Heindel
Filosofía Rosacruz en preguntas y respuestas (Vol. II) [The Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol. II] pdf
Magia - Un Tratado Sobre Ocultismo Natural por Manly P. Hall
O Manto Dourado Nupcial por Irene Gómez Ruggiero
O Grande Arcano por Eliphas Lévi
Bibliografia de Max Heindel
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Título |
Año |
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Cristianismo Rosacruz [The Rosicrucian Christianity Lectures]
pdf |
1908 |
Espanhol |
Conceito Rosacruz do Cosmos [ The Rosicrucian cosmo-conception
or Christian occult science] Versão online revisada |
1909 |
Português |
Conceito Rosacruz do Cosmos [ The Rosicrucian cosmo-conception
or Christian occult science] pdf |
1909 |
Português |
Concepto Rosacruz del Cosmos [The Rosicrucian cosmo-conception
or Christian occult science]pdf |
1909 |
Espanhol |
Astrología científica simplificada [Simplified scientific
astrology] pdf |
1910 |
Espanhol |
Mistérios rosacruzes [The Rosicrucian mysteries; an elementary
exposition of their secret teachings] pdf |
1911 |
Português |
Mistérios rosacruzes [The Rosicrucian mysteries; an elementary
exposition of their secret teachings] Versão online |
1911 |
Português |
Los mistérios rosacruces [The Rosicrucian mysteries; an elementary
exposition of their secret teachings] pdf |
1911 |
Espanhol |
Filosofía Rosacruz en preguntas y respuestas (Vol. I) [The
Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol. I] pdf |
1911 |
Espanhol |
Filosofía Rosacruz en preguntas y respuestas (Vol. II) [The
Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol. II] pdf |
1911 |
Espanhol |
A Filosofia Rosacruz em perguntas e respostas (Vol. I) [The
Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol.I] pdf |
1911 |
Português |
A Filosofia Rosacruz em perguntas e respostas (Vol. I) [The
Rosicrucian Philosophy in Questions and Answers Vol.I] Versão online |
1911 |
Português |
¿Cómo conoceremos a Cristo a su vuelta? [How Shall We Know
Christ at His Coming?] pdf |
1913 |
Espanhol |
Como conheceremos Cristo quando ele voltar? [How Shall We Know
Christ at His Coming?] Versão online |
1913 |
Portugués |
Como conheceremos Cristo quando ele voltar? [How Shall We Know
Christ at His Coming?] pdf |
1913 |
Portugués |
El mensaje de las estrellas [The Message of the Stars] com
Augusta Foss Heindel. pdf |
1918 |
Espanhol |
Maçonaria e catolicismo [Freemasonry and
Catholicism] Versão online |
1919 |
Português |
Maçonaria e catolicismo [Freemasonry and
Catholicism] pdf |
1919 |
Português |
Masonería y catolicismo [Freemasonry and
Catholicism] pdf |
1919 |
Espanhol |
Interpretaçao mística do natal [The Mystical Interpretation of
Christmas] Versão online |
1920 (ed.) |
Português |
Interpretaçao mística do natal [The Mystical Interpretation of
Christmas] pdf |
1920 (ed.) |
Português |
Interpretación mística de la navidad [The Mystical
Interpretation of Christmas] pdf |
1920 (ed.) |
Espanhol |
El velo del destino [The Web of Destiny] pdf |
1920 (ed.) |
Espanhol |
Mistérios das grandes óperas [Mysteries of the great
operas] Versão online |
1921 (ed.) |
Português |
Mistérios das grandes óperas [Mysteries of the great
operas] pdf |
1921 (ed.) |
Português |
Misterios de las grandes óperas [Mysteries of the great
operas] pdf |
1921 (ed.) |
Espanhol |
Coletâneas de um místico [Gleanings of a Mystic]
pdf |
1922 (ed.) |
Português |
Coletâneas de um místico [Gleanings of a Mystic]
Versão online |
1922 (ed.) |
Português |
Recolecciones de un místico [Gleanings of a Mystic]
pdf |
1922 (ed.) |
Espanhol |
Cartas aos estudantes [Letters to students] Versão online
incompleta
|
1925 (ed.) |
Português |
Cartas aos estudantes [Letters to students] Versão incompleta,
pdf
|
1925 (ed.) |
Portugués |
Cartas a los estudiantes [Letters to students]
Versión completa, pdf |
1925 (ed.) |
Espanhol |
Ensinamentos de um iniciado [Teachings of an
Iniciate] Versão online |
1927 (ed.) |
Português |
Enseñanzas de un iniciado [Teachings of an
Iniciate] pdf |
1927 (ed.) |
Espanhol |
Princípios rosacruzes para a educaçao da criança [The
Rosicrucian Principles of Child Training] Versão online |
1928 (ed.) |
Portugués |
Princípios rosacruzes para a educaçao da criança [The
Rosicrucian Principles of Child Training] pdf |
1928 (ed.) |
Português |
Principios rosacruces para la educación de los niños [The
Rosicrucian Principles of Child Training] pdf |
1928 (ed.) |
Espanhol |
Astrodiagnosis [Astrodiagnosis - A guide to healing] com
Augusta Foss Heindel. pdf |
1928 (ed.) |
Espanhol |
Iniciación antigua y moderna [Ancient and Modern
Initiation] pdf |
1931 (ed.) |
Espanhol |
Iniciacao antiga e moderna [Ancient and Modern
Initiation] pdf |
1931 (ed.) |
Português |
Iniciacao antiga e moderna [Ancient and Modern
Initiation] Versão online |
1931 (ed.) |
Português |
H.P. Blavatsky y la Doctrina Secreta [ Blavatsky and the
Secret Doctrine] pdf |
1933 (ed.) |
Espanhol |
Interpretación mística de la pascua [The Mystical
Interpretation of Easter] pdf |
1933 (ed.) |
Espanhol |
Los espíritus y las fuerzas de la naturaleza [Nature Spirits
and Nature Forces] pdf |
1937 (ed.) |
Espanhol |
Os espíritos e as forças da natureza [Nature Spirits and
Nature Forces] Versão online |
1937 (ed.) |
Português |
Os espíritos e as forças da natureza [Nature Spirits and
Nature Forces] pdf |
1937 (ed.) |
Português |
Principios ocultos de saúde e cura [Occult Principles of
Health and Healing] pdf |
1938 (ed.) |
Português |
Principios ocultos de la salud e curación [Occult Principles of
Health and Healing] pdf |
1938 (ed.) |
Espanhol |
El
cuerpo vital [Vital Body] pdf |
1950 (ed.) |
Espanhol |
O
corpo vital [Vital Body] Versão online |
1950 (ed.) |
Português |
O
corpo vital [Vital Body] pdf |
1950 (ed.) |
Português |
O corpo do desejos [Desire Body] Versão online incompleta |
1953 (ed.) |
Português |
O corpo do desejos [Desire Body] Versão incompleta, pdf |
1953 (ed.) |
Português |
El cuerpo de deseos [Desire Body] Versión completa. pdf |
1953 (ed.) |
Espanhol |
As Últimas Horas de um Espião - Conto Ocultista por Max Heindel Versão online |
Sem dados |
Português |
The light beyond death pdf |
2001(ed.) |
Inglês |
Rosicrucian Bible Mysteries pdf |
2001(ed.) |
Inglês |
O corpo do pecado - A autopossessão ( excerto da obra A Teia do Destino) |
1920(ed.) |
Português |
Alegorias Astronômicas da Bíblia ( excerto da obra Cristianismo Rosacruz) |
1908(ed.) |
Português |
A Astrologia: Seu Alcance e Limitações ( excerto da obra Cristianismo Rosacruz) |
1908(ed.) |
Português |
Doroty Kerin - Um Caso Notável de Cura ( excerto da obra Your Child's Horoscope) |
1908(ed.) |
Português |
Magia Branca e Negra (excerto da obra Coletâneas de um Místico) |
1922 (ed.) |
Português |
Notas biográficas
MAX HEINDEL: Em Busca do Templo Ignoto António de Macedo, 1999. |
Memorias de Max Heindel y la Fraternidad Rosacruz [Memoirs about Max Heindel and the
Rosicrucian Fellowship] Augusta
Foss Heindel, 1941. |
El nacimiento de la Fraternidad
Rosacruz [The Birth of the Rosicrucian Fellowship The History of
its Inception] Augusta
Foss Heindel, 1923. |
O nascimento da Fraternidade Rosacruz [The Birth of the Rosicrucian
Fellowship The History of its Inception] Augusta
Foss Heindel, 1923. |
CRONOLOGIA por Ger Westenberg |
MAX HEINDEL REDIVIVO por um Probacionista |
Max Heindel O Homem e a Obra. por Francisco Marques Rodrigues |
MAX HEINDEL, Uma Pequena Biografia por António Monteiro |
Interpretação do Tema Natal de Max Heindel por Jonas Taucci |
Cómo ingresó Max Heindel a la Teosofía [Incluye carta de Max
Heindel a Charles Leadbeater y notas de
Jinarajadasa] 1907(ed.) |
Max Heindel: Foto e uma apreciação de seu trabalho como publicado em MERCURY, pela SOCIETAS ROSICRUCIANA IN AMERICA (Society of Rosicrucians, Inc.) após a sua morte física. 1919 |
TRIBUTO A MAX HEINDEL por Corinne Heline, 1965. |
Introdução ao livro BLAVATSKY E A DOUTRINA SECRETA DE MAX HEINDEL por Manly Palmer Hall, 1933 |
Max Heindel As I Knew Him by Art Taylor , 1965(ed.) |
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