António de Macedo
António de Macedo
Filósofo, escritor, professor e cineasta. Fellow de The Rosicrucian Fellowship
Pintura de Macarlo, também conhecido como Frater Velado. Publicada com a autorização do autor.
«A inclinação para o maravilhoso, inata a todos os homens em geral, o meu particular apreço pelas impossibilidades, a inquietação do meu cepticismo habitual, o meu desprezo pelo que sabemos e o meu respeito pelo que ignoramos — eis as motivações que me levaram a viajar pelos espaços imaginários.»
Barão de Gleichen (Séc. XVIII)
António de Macedo nasceu, em Lisboa, em 5 de Julho de 1931.
No início da sua carreira, e durante alguns anos, exerceu a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar ao cinema, à literatura, à pesquisa de músicas de vanguarda. Especializou-se na investigação das religiões comparadas, das tradições esotéricas, de história da filosofia e da estética audio-visual, da literatura fantástica e da ficção científica, temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações.
Inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários e programas televisivos, bem como filmes de longa-metragem entre as quais se destacam Domingo à Tarde (1965), Nojo aos Cães (1970), A Promessa (1972), O Princípio da Sabedoria (1975), As Horas de Maria (1976), Os Abismos da Meia-Noite (1982), Os Emissários de Khalôm (1987), A Maldição de Marialva (1989), Chá Forte com Limão (1993), etc.
Entre os seus livros contam-se, no ensaísmo, A Evolução Estética do Cinema (1959-1960), Da Essência da Libertação (1961), Instruções Iniciáticas (1999) e Laboratório Mágico (2002), e, na ficção, O Limite de Rudzky (1992), Contos do Androthélys (1993), Sulphira & Lucyphur (1995), A Sonata de Cristal (1996), Erotosofia (1998) e O Cipreste Apaixonado (2000).
Tem leccionado em diversas instituições de ensino desde 1970: no IADE, na Universidade Lusófona, na Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa, regendo cadeiras como Teoria e Prática do Cinema, Análise de Imagem, Arte Narrativa e Esoterismo Bíblico.
Foi um dos promotores dos «Encontros Internacionais de Ficção Científica & Fantástico de Cascais», que se iniciaram em 1996, e de cuja Comissão Coordenadora tem feito parte.
Obras de António de Macedo
1. Principais filmes:
1962 – VERÃO COINCIDENTE, curta-metragem
1963 – NICOTIANA, curta-metragem
1965 – DOMINGO À TARDE, longa-metragem
1967 – SETE BALAS PARA SELMA, longa-metragem
1969 – ALMADA-NEGREIROS VIVO HOJE, curta-metragem
1970 – NOJO AOS CÃES, longa-metragem
1972 – A PROMESSA, longa-metragem
1975 – O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, longa-metragem
1975 – FATIMA STORY, telefilme
1976 – AS HORAS DE MARIA, longa-metragem
1976 – O OUTRO TEATRO, telefilme
1978 – O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO, longa-metragem
1983 – OS ABISMOS DA MEIA-NOITE, longa-metragem
1987 – OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM, longa-metragem
1988 – FERNANDO LANHAS - OS 7 ROSTOS, telefilme
1989 – A MALDIÇÃO DE MARIALVA, longa-metragem
1992 – O ALTAR DOS HOLOCAUSTOS, série-TV
1993 – CHÁ FORTE COM LIMÃO, longa-metragem
1996 – SANTO ANTÓNIO DE TODO O MUNDO, telefilme
2. Ensaio:
A EVOLUÇÃO ESTÉTICA DO CINEMA, vol. 1 1959, vol. 2 1960
DA ESSÊNCIA DA LIBERTAÇÃO, 1961, 2.ª ed. 2002
INSTRUÇÕES INICIÁTICAS, 1999, 2.ª ed. 2000, Ed. HUGIN
LABORATÓRIO MÁGICO, 2002, Ed. HUGIN
NEOPROFETISMO E A NOVA GNOSE, 2003, Ed. HUGIN
ESOTERISMO DA BÍBLIA, 2006, Ed. ESQUILO
3. Teatro:
A POMBA, 1983
A NOVA ILUSÃO, 1984
O OSSO DE MAFOMA, 1989
4. Ficção:
O LIMITE DE RUDZKY, contos 1992
CONTOS DO ANDROTHÉLYS, romance 1993
SULPHIRA & LUCYPHUR, romance 1995
A SONATA DE CRISTAL, romance 1996
EROTOSOFIA, romance 1998
O CIPRESTE APAIXONADO, romance 2000
ARTIGOS PUBLICADOS EM HTML - LEITURA ONLINE
O QUE É O ESOTERISMO por Antonio de Macedo
MAX HEINDEL: Em Busca do Templo Ignoto por António de Macedo
BIOGRAFIA DE CORINNE HELINE por António de Macedo
BÍBLIA E REENCARNAÇÃO por António de Macedo
A ALQUIMIA ESPIRITUAL DOS ROSACRUZES por Antonio de Macedo
A RESSURREIÇÃO CORPORAL JUDAICA por Antonio de Macedo
GRAAL BRANCO, GRAAL NEGRO por Antonio de Macedo
MAGIA AUREA: A Questão do Eneagrama Sagrado por A. de Macedo
ORIGEM DA ORAÇÃO ROSACRUZ por Antonio de Macedo
PAULO, O INICIADO por Antonio de Macedo
O PÁSSARO AZUL DA FELICIDADE por Antonio de Macedo
REGRESSO AO PAI DE AMOR por Antonio de Macedo
ASTROLÓGICA, MÁGICA, ALQUÍMICO-HERMÉTICA
O USO DO PERGAMINHO E O PECADO ORIGINAL A. Macedo
Entrevista com Prof.António de Macedo :
Esoterologia bíblica, apócrifos, gnosticismo, hermenêutica bíblica, rosacrucianismo, iniciação, etc.
Concedida a Daniel Placido, em abril de 2007.
Solstícios e Equinócios por António de Macedo
ANTOLOGIA DE SUA OBRA EM EDIÇÃO DIGITAL ( E-Book)
A Alquimia Espiritual dos Rosacruzes e Outros Ensaios
Antologia
Artigos, Ensaios e Excertos de Obras Esotéricas Publicadas
António de Macedo
O Primeiro Estágio do Grande Trabalho
mais conhecido como o “Laboratório do Alquimista” da obra Amphitheatrum
Sapientiae Aeternae de Heinrich Khunrath (1560-1605)
Prefácio
A presente coletânea de artigos e textos de António de Macedo reúne um pouco das várias facetas de sua obra acadêmica, ensaística e mística, servindo de introdução à mesma. Compõe-se de artigos dispersos em diferentes sítios da Internet; materiais inéditos apresentados em colóquios e encontros acadêmicos; excertos de livros publicados; entrevistas concedidas, nos últimos anos etc. Tudo complementado por ilustrações, apêndices e adendos.
António de Macedo, nascido em 1931, em Portugal (onde reside ainda), é cineasta, esteta, ensaísta, romancista, professor de Esoterologia Bíblica (Universidade Nova de Lisboa), membro da Rosicrucian Fellowship e (como ele mesmo prefere) “alquimístico”. Em todas essas áreas e especialidades tem se destacado, obtendo reconhecimento internacional, todavia, por limites de espaço, e coerente com a proposta da presente antologia, vamos nos ater apenas ao António de Macedo esoterólogo e esoterista.
O que é Esoterologia? Significa “estudo do Esoterismo”, e por tal hoje se entende a disciplina acadêmica surgida há alguns decênios em universidades importantes tais como Sorbonne (França), Estadual de Michigan (EUA), Amsterdam e Utrecht (Holanda), Londres (EUA), Turim (Itália), Novakchott (Mauritânia) e outras, acompanhando uma reaproximação entre o mundo dos esoteristas, de um lado, e o mundo acadêmico, do outro, após uma “déblacê” de certo positivismo...Reaproximação esta fundada em sutis distinções metodológicas e ontológicas (Cf. “O que é Esoterismo”, A. de Macedo, nesta coletânea).
E dentro deste quadro esboçado, A. de Macedo se destaca outrossim como especialista/professor de uma sub-disciplina, baseada numa abordagem transdisciplinar combinando hermenêutica, filologia, teodicéia, sociologia da religião etc.: a Esoterologia Bíblica, ie, “estudo do Esoterismo da Bíblia”; e diante de possíveis objeções vindas de outros estudiosos bíblicos, ou mesmo autoridades religiosas, A. de Macedo trata de esclarecer: “Que os próprios textos da Bíblia contêm material esotérico, é um dado observacional indiscutível, além do facto, também indiscutível, de terem sido objeto de interpretações esotéricas, quer por parte da tradição judaica, quer da tradição cristã desde os seus primórdios” (In: “O Esoterismo da Bíblia”. Lisboa: Ésquilo, 2002, p.19).
Enquanto no mundo civilizado atual a Esoterologia obtém força, credibilidade e espaço (por exemplo, em Portugal, nosso irmão de laços histórico-culturais, além de A. de Macedo, nesta área ainda são notáveis J. M. Anes e J.A. Mourão, também da Universidade Nova de Lisboa), no Brasil em contraste desconhecemos em absoluto qualquer iniciativa institucional – por motivos cuja análise foge ao escopo deste Prefácio- , sendo escassa a bibliografia especializada, mal existindo traduções de obras básicas (a não ser: “O Esoterismo: uma antologia”, P. Riffard, Mandarim; e “O Esoterismo”, A. Faivre, Papirus). Por semelhante razão, outrossim o contato do leitor virtual de aquém-mar com a obra de A. de Macedo implica em certo sentido acessar o que há de mais ousado, inovador e sério na área acadêmico-esotérica pelo mundo afora, não sem contar com a feliz coincidência idiomática, ie, a tardia “flor do Lácio”...
Mas não só acadêmico: António de Macedo é místico rosacruzista, membro da Fraternidade Rosacruz, fundada no início do séc. XX, nos EUA, pelo ocultista dinamarquês Carl Louis Von Grasshof que ao emigrar para a América adotou o pseudônimo de Max Heindel (Cf. “Max Heindel em busca do Templo Ignoto”, “Max Heindel: uma cronologia”, “Origem da oração rosacruz”, “Prayer and the new Panacea”), se inserindo merecidamente numa linhagem de pensadores fecundos e versáteis engendrados por este movimento, a titulo de exemplo, Manly P. Hall e Corinne Heline (Cf. “Corinne Heline”, “Corinne Heline: uma vida em imagens”, “Meu tributo à Max Heindel”).
Destarte, seja revolvendo a tradição rosacruz (Cf. “Alquimia espiritual dos rosacruzes”, “A cosmologia dos rosacruzes”), herdeira do hermetismo e da alquimia, ou seja esquadrinhando os múltiplos aspectos (esotéricos, teológicos, históricos) do paleocristianismo (Cf. “Logos e Lithos”, “Paulo: o iniciado”, “O uso do Pergaminho e o Pecado original”, “Inquisição e Tradição esotérica”, “As diferentes concepções sobre o Jesus histórico”, “Entrevista: Esoterologia Bíblica”), por sua vez tributário das tradições judaica (Cf. “A Misteriosa escrita de Jesus”, “A ressurreição corporal judaica”) e helênica, A. de Macedo demonstra conhecer os fundamentos do Esoterismo do Ocidente, transitando de modo livre pelas vários autores, escolas e correntes, de antanho e de hoje. Além do mais, é-lhe possível ainda falar de problemas intrínsecos da história oculta de Portugal (Cf. “Magia Áurea: o eneagrama sagrado”), da questão premente da iniciação feminina e do feminino universal (Cf. “Eu e o Pai somos Um”, “Iniciação feminina: astrológica, mágica, alquímico-hermética ou cabalística?”), ou filosofar sobre as relações entre estética, ética e gnose (Cf. “Graal Branco, Graal Negro”, “Regresso ao Pai de Amor”, “O pássaro azul da felicidade”), sem deixar de apresentar um lado mais intimista e desenvolto (Cf. “Entrevista a Estela Guedes”).
E isso é apenas uma tentativa inábil de nossa parte em resumir o presente material por temas centrais, entretanto, a bem da verdade, não há como fazê-lo, pois todos os textos e artigos se complementam na forma e no conteúdo, na amplitude e na profundidade, refletindo a unidade deste rico, colorido e fascinante moisaco que é a obra de António de Macedo.
São Paulo, 17 de outubro de 2007.
Daniel R. Plácido*
com a colaboração de Alexandre David *
______________________________________________________________________
· Daniel R. Plácido, nascido em 1983, em São Paulo, Brasil, é livreiro e pesquisador de Filosofia e Esoterismo.
· Alexandre David, nascido em 1956, no Rio de Janeiro, é designer digital e webmaster do site da Fraternidade Rosacruz no Rio de Janeiro.
Index
Prefácio - Pág 02
Sobre o Autor e Sua Obra - Pág. 05
I O que é o Esoterismo? - Pág 08
II Logos e Lithos: A Palavra Criadora e a Pedra Angular - Pág 15
III Graal Branco, Graal Negro - Pág 25
IV Paulo, O Iniciado 36 - Pág
V Magia Aurea: O Eneagrama Sagrado - Pág 48
VI Os Solstícios e os Equinócios - Pág 59
VII A Alquimia Espiritual dos Rosacruzes - Pág 66
VIII A Cosmologia dos Rosacruzes - Pág. 80
IX Eu e o Pai Somos Um: O Eterno Feminino na Nova Religiosidade 94
X Iniciação Feminina: Astrológica, Mágica, Alquímico-hermética ou cabalística? 112
XI A Misteriosa Escrita de Jesus - Pág. 156
XII O Uso do Pergaminho e o Pecado Original - Pág. 159
XIII A ressurreição corporal judaica - Pág. 183
XIV Regresso ao Pai de Amor - Pág. 188
XV O Pássaro Azul da Felicidade - Pág. 196
XVI Max Heindel: Em Busca do Templo Ignoto - Pág. 203
XVII Max Heindel – Cronologia , Segundo Ger Westenberg - Pág. 211
XVIII Corinne Heline - Pág. 227
Corinne Heline: Uma vida em imagens - Pág. 234
Meu Tributo à Max Heindel por Corinne Heline - Pág. 237
XIX Prayer and The New Panacea - Pág. 241
XX Origem da Oração Rosacruz - Pág. 248
XXI Inquisição e Tradição Esotérica - Pág. 252
XXII As diferentes concepções sobre o "Jesus Histórico - Pág. 270
XXIII Esoterologia Bíblica: Entrevista concedida à Daniel Plácido em abril de 2007. - Pág. 276
XIV Os Reinos Mágicos estão aqui mesmo: Entrevista concedida a Estela Guedes. - Pág. 291
XV Amor ou Caridade - Pág. 297
XVI Apelo às Novas Gerações - Pág. 300
XVII Resenha de livros publicados - Pág. 308
O e-Book "A ALQUIMIA ESPIRITUAL DOS ROSACRUZES E OUTROS ENSAIOS", editado em pdf, pode ser aberto, baixado e lido offline no seguinte endereço, em nosso site:
http://www.christianrosenkreuz.org/antologia_antoniodemacedo.pdf
Para conexões mais lentas recomendamos o download do arquivo zipado:
http://www.christianrosenkreuz.org/antologia_antoniodemacedo.zip
Para contactar o
autor, escreva para: ademac@netcabo.pt
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 , celular: (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos 2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA
|