CENTENÁRIO DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS
Ciclo de Conferências Públicas na Sede da Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Sexta Palestra
Realizada em 29 de Agosto de 2009
PARTE VI
– OS MUNDOS FÍSICO, DO DESEJO E DO
PENSAMENTO E O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL
DO SER HUMANO.
Em
nossas palestras anteriores, visitamos os Mundos Físico, do
Desejo e do
Pensamento, identificamos suas características, seus habitantes
e o
relacionamento que estabeleceram com a nossa humanidade. Para completar
essa
descrição, cabe agora dirigir nosso foco para a
evolução como um processo
dinâmico envolvendo esses mesmos três mundos de forma
integrada e interativa,
especialmente durante o Período Terrestre, quando atingimos
nossa
individualidade e nos tornamos responsáveis por nossa
própria evolução. Esse
nosso aprendizado, como indivíduos, é orientado
basicamente por duas Leis
fundamentais, a Lei do Renascimento e a Lei de Causa e Efeito. A Lei do
Renascimento nos leva a assumir uma nova personalidade a cada
renascimento,
contendo a essência da experiência pelas quais passamos em
vidas anteriores,
sob a forma de virtudes e de consciência. A Lei de Causa e Efeito
nos dirige, a
cada nascimento, para as condições mais adequadas e
necessárias para esse nosso
aprendizado. Renascemos para adquirir experiência, conquistar o
mundo,
sobrepormo-nos à personalidade e atingirmos o domínio
próprio. Mas há uma
terceira força, além das Leis mencionadas, que emana do
próprio Espírito, a
Epigênese, que é a capacidade de criar caminhos
inteiramente novos e não a
seleção entre alternativas já conhecidas.
Esse
padrão de recorrência que mencionamos pode ser
também observado no ciclo que o
Espírito percorre a cada renascimento e morte, nos três
mundos a que nos
referimos acima, os Mundos do Pensamento, do Desejo e Físico.
Esse ciclo é
descrito no diagrama ao final do Capítulo 3 do CONCEITO
ROSACRUZ, intitulado
“UM CICLO DE VIDA”.
2.
PREPARAÇÃO PARA O
RENASCIMENTO
Após
permanecer no Terceiro Céu por algum tempo, vem o desejo de
novas experiências,
seguido da contemplação de alternativas possíveis
para o panorama de uma nova
vida. São visões da futura vida em que as imagens
são apresentadas na mesma
ordem que poderão ocorrer nessa futura vida. O Ego escolhe
então uma dessas
alternativas e uma vez feita a escolha não poderá mudar
de opinião.
Antes
de submergir-se na matéria, o tríplice espírito
está sem os veículos que formam
sua personalidade, tendo somente as forças dos quatro
átomos semente do
tríplice corpo e da mente.
Iniciando
sua submersão na matéria, são despertadas as
forças da mente de sua última
vida, latentes no respectivo átomo-semente. Esse átomo
começa então a atrair
matérias da Região do Pensamento Concreto com as quais
tenha afinidade,
formando-se então, com matéria das quatro regiões
do Mundo do Pensamento Concreto,
a nova mente daquele Ego.
O
processo se repete quando o Ego chega à mais elevada
região do Mundo do
Desejo, em que o átomo semente do
corpo
de desejos começa a atrair materiais com os quais tenha
afinidade, continuando
o processo até alcançar a primeira região desse
mundo.
A
seguir entra em atividade o átomo-semente do corpo vital. O
material da Região
Etérea é atraído da mesma forma que nos mundos
superiores pelos quais o Ego
passou, ou seja, material com o qual o átomo-semente tenha
afinidade. Mas a
construção do novo corpo vital e sua
colocação no meio conveniente são feitas
pelos “Anjos do Destino”, já que o ser humano ainda
não está capacitado a
realizar essa tarefa. O éter refletor é incorporado no
corpo vital em formação
de modo a refletir as cenas da vida que o Ego irá viver. Embora
ainda não possa
ficar inteiramente responsável pela construção de
seu corpo vital, há espaço,
no entanto, para a participação do Ego, que incorpora a
quintessência de seus
corpos vitais anteriores e ainda realiza um pequeno trabalho original,
como
expressão de sua própria epigênese.
Nesse
trabalho de preparação para o renascimento, ressalta como
de grande importância
a escolha do ambiente e da família em que o Ego irá
renascer. O Ego traz, de
vidas anteriores, inúmeros relacionamentos tidos em outras vidas
que irão se
manifestar na próxima vida, de acordo com a escolha feita por
ele mesmo ao
examinar o panorama dessa vida no Terceiro Céu. O Ego
então é levado a renascer
na família e no ambiente que respeite esses relacionamentos
anteriores e a
escolha por ele feita. É importante lembrar que parte de sua
nova vida será
constituída por eventos que irão necessariamente ocorrer,
por se tratarem de
eventos estabelecidos pela Lei de Conseqüência aos quais
não poderá se furtar e
que formam o chamado “Destino Maduro”.
O
corpo vital, conforme modelado pelos Anjos do Destino,
proporcionará a forma do
corpo denso, órgão por órgão, e é
colocado, como matriz, no útero da futura
mãe. O átomo semente do corpo denso, por sua vez,
é colocado na cabeça de um
dos espermatozóides do pai.
O
Ego que renasce executa algum trabalho sobre o átomo semente de
seu corpo denso
ao incorporar a quintessência das qualidades físicas
obtidas em vidas passadas
e, quando capaz disso, contribuir com algo de original para seu novo
corpo.
Nesse trabalho, o Ego é restringido a usar materiais tomados de
seus genitores.
Por essa razão, o Ego renasce de pais onde possa obter os
materiais compatíveis
com o arquétipo de sua nova vida.
Uma
vez impregnado o óvulo, o corpo de desejos da mãe
trabalha sobre esse óvulo de
dezoito a vinte e um dias, quando o Ego permanece de fora da matriz
materna.
Terminado esse período, o Ego entra no corpo da mãe e
incuba seu futuro corpo
até o nascimento do novo ser. Nas anotações
deixadas por Max Heindel e
publicadas em 1928 na revista Rays from
the Rose Cross nos é dito que durante os primeiros vinte
dias do período de
gestação, o sangue do feto é nucleado pela vida da
mãe, que regula o processo
de construção do corpo. Em seguida, o Ego começa a
trabalhar, de fora, sobre o
feto. Então, a parte inferior do Cordão Prateado, de
matéria etérea, começa a
surgir do átomo semente do corpo denso, no
coração. Paralelamente, a parte do
cordão de matéria de desejos começa a surgir do
vórtice central do corpo de
desejos, aquele que está radicado no fígado, nos momentos
em que o Ego está em
consciência de vigília. Max Heindel nos diz também
que é no quarto mês que o
espírito interpenetra os veículos do feto, do mesmo modo
que foi na quarta
época, a Atlante, que o Ego penetrou seus veículos
tornado-se ativo. Essa
interpenetração do Ego é simultânea à
união das partes etérea e de desejos do
cordão prateado, que se dá no plexo solar, na
junção dos dois seis. É nesse
local do corpo vital que está localizado, durante o
período de vigília, o
átomo-semente do corpo vital.
O
corpo físico é o primeiro a nascer. Os veículos do
recém-nascido não se fazem
ativos imediatamente e a criança depende inteiramente dos
adultos que dela
cuidam. Os corpos além do físico, não nascem
imediatamente, conforme iremos
descrever. Cabe lembrar que o corpo físico está em seu
quarto período
evolutivo, onde alcançou a maturidade. No período
seguinte, o Período de
Júpiter, a alma consciente, que é o extrato das
experiências obtidas com a
utilização do corpo físico, será absorvida
por sua contraparte espiritual, o
Espírito Divino, durante a sétima revolução
desse período.
Esse
mesmo padrão prevalece para os demais corpos, o de serem
necessários quatro
períodos para um veículo chegar à sua maturidade.
Assim, o próximo corpo a
nascer é o corpo vital, aos sete anos de idade da
criança. É interessante notar
que o padrão representado pelo número sete é
observado para o nascimento do
corpo vital e dos demais veículos superiores. Observe-se que
esse número de
anos é o período em que a Terra percorre, por sete vezes,
sua órbita em torno
do Sol, à semelhança das sete revoluções de
cada Período Evolutivo. Durante o
período dos primeiros sete anos da criança, ela funciona
com seu corpo vital
ainda dentro da envoltória do corpo vital macrocósmico, a
mãe natureza. Nesse
período até os sete anos de idade, os pólos
negativos dos éteres são os mais
ativos. Aos sete anos, o corpo vital da criança se libera da
envoltória do
corpo vital macrocósmico e passa a
atuar
independentemente. O corpo vital terá sua maturidade no
Período de Júpiter e a
alma intelectual, o extrato das experiências com o corpo vital,
será absorvida
pelo Espírito de Vida na sexta revolução do
Período de Venus.
Dos
sete aos quatorze anos, se dá o amadurecimento do corpo de
desejos, seguindo o
mesmo padrão estabelecido pelo número sete. O Corpo de
desejos está em seu
segundo período evolutivo e precisa de mais dois períodos
evolutivos para
chegar à maturidade. Em relação ao nascimento do
corpo de desejos da criança, a
liberação desse corpo do de desejos macrocósmico
se dá aos quatorze anos, ou
seja, mais dois períodos de sete anos após o nascimento
do corpo físico. É
durante esse período dos sete aos quatorze anos que se dá
o amadurecimento da
parte do Éter de Vida do cordão prateado, como
preparação para a adolescência,
sendo seu crescimento sincrônico com o amadurecimento do segmento
de desejos do
cordão. Aos quatorze anos nasce o corpo de desejos e, com ele, o
Éter de Luz
amadurece, o que ocasiona o período de “sangue
quente” da adolescência, pois é
através do calor do sangue, função do Éter
Luminoso, que o Ego faz sentir sua
presença no corpo. A criança se reconhece então
como um indivíduo. A alma
emocional, o extrato das experiências obtidas através do
corpo de desejos, será
absorvida pelo Espírito Divino, durante a quinta
revolução do período de
Vulcano.
Depois
dos quatorze anos, a mente nutrida pela mente macrocósmica,
começa a
desenvolver suas possibilidades latentes para permitir a
criação de pensamentos
originais. O nascimento da mente dar-se-á quando o jovem ser
completar vinte e
um anos, após três períodos de sete anos. O
Éter Luminoso estará então
plenamente desenvolvido, o que permitirá a
produção de sangue individual e na
temperatura adequada, dando condições para que o Ego tome
posse completa de
seus veículos. Em paralelo ao desenvolvimento da mente
individual durante o
terceiro período de sete anos, observa-se o crescimento do
terceiro segmento do
cordão prateado, feito de matéria mental e que liga o
átomo semente da mente ao
átomo semente do corpo de desejos. Observa-se também,
além do amadurecimento da
parte de éter luminoso do segmento etéreo do
cordão, o crescimento da parte de
éter refletor desse mesmo segmento, crescimento esse que,
segundo notas de Max
Heindel, poderá continuar até a idade de vinte e oito
anos. O crescimento da
parte do cordão formada por éter refletor, segundo essas
notas, acompanha
aparentemente o crescimento do segmento mental do cordão,
possivelmente pela
importância do éter refletor para o processo do
pensamento. A mente
aperfeiçoada, encerrando tudo o que foi adquirido nos
períodos evolutivos, será
absorvida pelo Espírito Divino ao final do Período de
Vulcano.
A
descrição do processo de preparação e
nascimento de nossos veículos mostra a
grandiosidade e a sabedoria do Plano Divino, proporcionando a todos os
indivíduos em evolução as ferramentas de que
necessitam para transformar os
poderes latentes que dispunham no alvorecer do Dia de
Manifestação em poderes
dinâmicos. Essas ferramentas são os veículos que
formam sua personalidade (os
corpos físico, vital, de desejos e a mente), que foram dados aos
seres vivos
pelas Hierarquias Divinas ao longo dos quatro primeiros períodos
evolutivos.
Conforme vimos na descrição acima, o produto da
utilização dos corpos e a mente
aperfeiçoada serão absorvidos pelo Espírito ao
final do Dia de Manifestação
como Poder Anímico e Mente Criadora.
O
Ego tem a sua existência física para adquirir
experiência através desses seus
instrumentos. Ele é ajudado ao longo de todo seu caminho. Uma
das principais
ajudas são as religiões, que procuram desenvolver o lado
devocional do ser
humano, procurando dar condições para que o ser possa
estar sempre em harmonia
com o seu Eu Superior, a parte divina que nele habita. Esse tema sobre
as
religiões será desenvolvido em palestra futura.
Outro
tipo de ajuda é dirigido àqueles que buscam compreender o
universo e os seus
mistérios por via intelectual. Esse é o campo de
atuação particular das escolas
de ocultismo. As escolas de ocultismo são sete, como são
os Raios da Vida, os
Espíritos Virginais, e cada escola pertence a um desses raios. A
Escola
Rosacruz é uma dessas escolas, criada especialmente para aqueles
cujo elevado
grau de desenvolvimento intelectual os faz esquecer o
coração e a buscar, às
vezes de maneira muito fria, uma explicação lógica
para todas as coisas. Mas o
objetivo final de todas as ajudas é o mesmo, a união da
personalidade com o Eu
Superior, estando este no comando de todas as ações.
No
Evangelho de Lucas (7:1-10), que trata da cura do servo de um
centurião, é
feito referência ao tipo de aspirante caracterizado como o
ocultista. Cristo se
surpreende com a fé demonstrada pelo centurião que, na
parábola, representa a
mente, pelo comando que tem sobre os soldados (faculdades) sob a sua
autoridade. Ele não esperava que uma pessoa que não fosse
do tipo místico
pudesse ter tanta fé, ao dizer que “nem mesmo em Israel
achei fé como esta”.
O
objetivo das escolas de ocultismo é o treinamento dos diferentes
veículos do
homem e que deve ser feito sincronicamente, pois as mudanças em
cada veículo
visando seu aperfeiçoamento não podem ser feitas sem que
os demais veículos
também se modifiquem. Por essa razão, uma
preocupação maior do aspirante à vida
superior com a higiene e a dieta, por reconhecer que seu corpo é
o templo do
Espírito não terá maiores resultados se a mesma
preocupação não for observada
em relação às suas emoções e aos
seus pensamentos.
Hoje
em dia é crescente o número de pessoas que buscam uma
dieta equilibrada, sendo
crescente também o número daqueles que seguem uma dieta
vegetariana, não
somente pelos benefícios que traz à saúde como
também por amor aos animais.
Mas
se cuidamos de nosso corpo físico pela dieta e pela higiene por
ser o corpo um
templo do espírito, preocupação maior deve ser
dada ao que vibra e ressoa
dentro desse templo, através de nossas palavras, sentimentos e
pensamentos. A
utilização freqüente da oração pode
dar ao interior de nosso corpo o nível
vibratório adequado para que a harmonia e a paz estejam sempre
presentes. E a
oração que o Senhor nos deixou, o Pai Nosso, é a
oração ideal para ser
proferida, pois ela é dirigida a todos os nossos
veículos, conforme nos ensina
o CONCEITO em seu capítulo XVII, subtítulo A
ORAÇÃO DO SENHOR, texto que
recomendamos ao leitor ler e sobre ele meditar.
O
ser humano moderno está praticamente todo voltado para o mundo
exterior, com o
qual se comunica por meio dos sentidos. Mas em um passado remoto, o ser
humano estava
em contato com os mundos internos, sendo o corpo pituitário ou
hipófise e a
glândula pineal ou epífise os órgãos que
permitiam esse contato. Estavam
relacionados ao sistema nervoso simpático. Essa capacidade de
ver os mundos
internos foi manifesta no Período Lunar, na última parte
da Época Lemúrica e na
primeira parte da Atlante. Em nossa palestra anterior, dissemos que,
quando
houve a recapitulação do Período de Saturno na
primeira revolução do Período
Terrestre, os Senhores da Forma trabalharam sobre o sistema nervoso
simpático
herdado do Período Lunar com o objetivo de dividir esse sistema
em duas partes.
Assim o sistema nervoso voluntário com o cérebro frontal
pôde ser criado. Desde
a Época Lemúrica, a humanidade passou a trabalhar sobre o
sistema nervoso
cérebro espinhal, para adaptá-lo às suas
necessidades e torná-lo suscetível ao
controle da vontade. Na última parte da Época Atlante, o
sistema estava tão
desenvolvido que foi possível ao Ego tomar posse plena do corpo
denso. Isto se deu quando
o ponto do corpo vital se pôs em
correspondência com o ponto da raiz do nariz do corpo denso.
Desde esse tempo,
a conexão entre a glândula pineal, o corpo
pituitário e o sistema nervoso
cérebro espinhal foi se realizando lentamente e está
quase completa. Para
voltar a ter contato com os mundos internos essas duas glândulas
citadas
deverão ser despertadas, porém em um ciclo superior da
espiral, porque estará
em conexão com o sistema nervoso voluntário e, portanto,
sob o domínio da
vontade do Ego.
Os
Evangelhos fazem menção ao despertar da glândula
pineal por meio de linguagem
simbólica. Em Mateus (27:57-60), nos é dito que
José depositou o corpo de Jesus
em um túmulo novo que fizera abrir na rocha. O novo
túmulo aberto na rocha
representa a glândula pineal, cujo processo de
espiritualização representa a
construção da pedra filosofal. No Capítulo
seguinte desse Evangelho é dito que
um Anjo do Senhor desceu do Céu e removeu a pedra, sentando-se
sobre ela,
indicando que a glândula pineal, através do Poder Divino,
tornou-se ativa. É
importante notar que nessa descrição bíblica o
despertar da glândula pineal se
dá no contexto da morte e da ressurreição, que
é o símbolo esotérico para o
processo de Iniciação. Há uma grande analogia
entre o processo de morte e ressurreição
e o processo da Iniciação. Em
ambos o Espírito deixa o corpo e tem a consciência dos
mundos superiores. A
diferença é que, na morte, não há o retorno
para o corpo. Também em Mateus
(16:13-20), Jesus diz a Pedro que “tu és Pedro e sobre
essa pedra edificarei
minha Igreja”, simbolizando o despertar da epífise.
O
despertar dos órgãos do conhecimento se dá por
meio da educação ou treinamento
esotérico. Mas antes de o aspirante receber
instruções específicas com essa
finalidade, terá que ter vivido uma vida de elevado
padrão moral, dedicada a
pensamentos espirituais e a serviço de seus irmãos. As
forças com que o
aspirante conta para seu desenvolvimento espiritual são as
forças criadoras que
ele não utiliza, economizando-a para seu crescimento espiritual.
As forças
criadoras devem ser usadas unicamente para permitir o renascimento de
um ser e,
nesse aspecto, aqueles que estão em melhores
condições para gerar corpos densos
apropriados às necessidades de seres que aguardam essa
oportunidade têm o dever
de fazê-lo. Muitos Egos elevados não podem nascer, por
não encontrarem pais
suficientemente puros para proporcionar-lhes os veículos
físicos adequados. José
e Maria deram o mais belo dos exemplos ao prepararem o mais puro corpo
denso
que era possível gerar para ser usado por um Arcanjo, o Cristo,
conforme iremos
tratar em palestra vindoura.
A
força sexual economizada forma uma corrente que sobe pela coluna
espinhal e a
laringe ou pelo coração e a laringe, conforme o caminho
que é seguido pelo
aspirante, o de um ocultista ou de um místico. O diagrama 17 do
CONCEITO mostra
os caminhos seguidos pelas forças criadoras nos dois casos e
também no caso de
um adepto, onde se dá o equilíbrio perfeito. Sob
orientação superior,
exercícios são realizados pelo aspirante para por em
vibração a hipófise, o que
faz com que as linhas de força que constituem a corrente
ascendente das forças
criadoras alcancem a epífise, estabelecendo assim uma ponte
entre esses órgãos.
Desse modo, a percepção do Mundo Físico é
ampliada para incluir a percepção do
Mundo do Desejo, tornando a pessoa clarividente voluntária. Mas
ver os Mundos
Internos não garante agir dentro deles. Para isso, o aspirante
necessita de um
veículo capaz de permitir sua atuação nos Mundos
Internos.
Dos
veículos superiores do ser humano, apenas o corpo vital (os
éteres superiores)
está pronto para funcionar nos Mundos Internos, porque o corpo
de desejos e a
mente não estão ainda organizados para tal. Sabemos da
Filosofia Rosacruz que
os éteres superiores são meios para a
percepção pelos sentidos e para a
memorização. Isso torna possível que as
recordações das experiências
suprafísicas possam chegar até a memória
consciente. Os éteres superiores são
também a sede da Alma Intelectual, que o aspirante
constrói vida após vida. Daí,
sua denominação de corpo alma, ou seja, o corpo que
abriga a alma. Dessa forma,
os éteres superiores podem ser o suporte para o Ego nos Mundos
Invisíveis
enquanto os éteres inferiores permanecem junto ao corpo durante
o repouso.
Assim, durante o sono, o aspirante tem a oportunidade de funcionar
conscientemente nos Mundos Internos, quando deixa de lado a
consciência do
mundo externo, ao levar consigo os éteres superiores.
Recomendamos ao leitor
ler o
Capítulo XVII do CONCEITO, para compreender melhor o
método que permite
esse funcionamento. Ao final desse capítulo são descritos
os exercícios que dão
condições para um funcionamento adequado nos Mundos
Internos. Os exercícios são
a concentração, a meditação, a
observação, o discernimento, a contemplação
e a
adoração. A esses podemos acrescentar o exercício
de retrospecção, ao qual já
nos referimos em palestra anterior.
O
funcionamento nos Mundos Internos deve sempre objetivar a
realização de
serviços que estejam de acordo com as leis Divinas. Deve ser
lembrado que o
corpo vital é a contraparte do Espírito de Vida, o
veículo inferior do Cristo.
A força Crística, uma vez elevada em nosso interior, deve
ser continuamente
alimentada. E o alimento dessa força e que leva ao crescimento
do corpo vital é
o serviço realizado por amor. Max Heindel enfatiza muito que
só o serviço leva
a esse crescimento e que a leitura e a realização de
exercícios, por eles
mesmos, nada acrescentam ao corpo alma. Essa mesma mensagem nos
é transmitida
no Evangelho de João, no Capítulo 4, na parábola
de Cristo e a samaritana.
Cristo senta-se junto à fonte, no alto do poço de
Jacó, demonstrando que a
Força Crística chegou ao topo do canal espinhal. Pede
à samaritana para dar-lhe
de beber, significando que essa força
deve ser continuamente levantada de forma a alimentar a
Consciência Crística
permanentemente. Quando cessamos de alimentar o Cristo Interno,
voltamos à
condição anterior, voltamos à vida comum.
Diagrama representando um Ciclo de Vida Fonte: Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel |
BIBLIOGRAFIA
Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel, Fraternidade Rosacruz, São Paulo, Brasil
Temas Rosacruzes, Tomo II, Recopilacion de seis libros, Editorial Kier, Buenos Aires, Argentina.
The Four Gospels Esoterically Interpreted, John P. Scott, The Langford Press, Oceanside, CA, USA.
ATENÇÃO:
PARTE VII– OS MUNDOS ESPIRITUAIS.
OS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEIS, SEUS HABITANTES E SEU RELACIONAMENTO COM A HUMANIDADE |
Programação do ciclo
OS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEIS, SEUS HABITANTES E SEU RELACIONAMENTO COM A HUMANIDADE
As palestras
serão
realizadas nos sábados, dias 28 de março, 25 de abril, 30
de maio, 27 de junho, 25 de julho, 29 de agosto, 03 de outubro, 31 de
outubro e no domingo, 15 de novembro, às 17:00 horas.
Os textos relativos às palestras serão
distribuídos aos participantes no mês seguinte à
sua realização. Esses textos serão também
publicados em nosso site seguindo o mesmo critério.
O dia 15 de novembro será dedicado a uma discussão do
tema e do papel que desempenha o CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS em nosso
desenvolvimento espiritual.
Como todas as atividades da Fraternidade Rosacruz Max Heindel, a
entrada é franca, mas para participar do evento o interessado
deverá comunicar à FRMH esse seu desejo, por telefone
(9548-7397), de segunda à sexta-feira, no horário
comercial, ou por email rosacruzmhrio@gmail.com),
dando seu nome e endereço.
A Mensagem da Rosacruz destina-se à elevação dos seres humanos, por meio do aperfeiçoamento individual, que se conseguirá pela cultura da mente e do coração, visando a um intelecto equilibrado, harmonioso, justo; um coração terno, bondoso, caritativo; um corpo são, puro e forte. A sua divisa é SERVIR.
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