Johann Sebastian Bach
Compositor e Organista Alemão
Por Delmar Domingos de Carvalho
No seio de uma família numerosa com o nome de Bach, ligados à música, eis que veio um ser com elevada estatura espiritual no momento cósmico apropriado, 21 de Março de 1685, na cidade de Eisenach, Alemanha, numa região dos rosacruzes que receberia o nome de Johann Sebastian Bach.
Como se vê refere-se aos 300 anos do seu nascimento e à sua cidade natal. Podemos ver ainda a sua assinatura.
Estamos perante um Ego que deu nobre exemplo em servir com amor e humildade, que colocava em seus trabalhos: Para glória de Deus e para bem da Humanidade.
Não se sabe quantas obras escreveu, sua humildade era tão profunda que não se importava pelo facto de alguns dos seus alunos embrulhassem os seus lanches com o papel dos seus trabalhos!!!
Sua vida era um hino ao amor divino, sem esperar honras algumas, nem sequer publicar os seus trabalhos.
Em 1829, Félix Mendelssohn descobre a sua obra maravilhosa: A Paixão Segundo São Mateus. Este nobre compositor fica admirado não só com o valor daquele trabalho como com o facto de a obra de um grande Mestre como J.S.Bach ser desconhecida!!!
Decide apresentar esta composição que foi acolhida com elevado entusiasmo, com grande êxito. A partir daqui começa a descoberta da sua valiosa herança à Humanidade, a qual continua servindo de base para diversos estilos musicais, fonte inesgotável de inspiração e libertação.
A Rosacruciana Corinne Heline foca em suas obras o rigor da matemática na música de Bach.
Com efeito, Bach tal como Mozart usaram a matemática, ou melhor ainda a Numerologia.
No artigo Os Rosacruzes e a Música Barroca: J.S. Bach assinado por Ariel na Revista Rosacruz da Fraternidade Rosacruz de Portugal, nº 336, de 1995, podemos ver o sábio uso da numerologia bachiana, em que o autor nos apresenta as suas investigações que desvendam muitos mistérios acerca da sua filiação rosacruciana. Trata-se de um trabalho que merece uma leitura atenta o qual está nas páginas da Internete não só da Fraternidade Rosacruz de Portugal como da do Rio de Janeiro, Brasil.
Podemos ainda acrescentar a este estudo, outros dados ligados à numerologia, como seja a escolha da partitura Cânon BWV 1076, para o seu quadro mais conhecido, a qual faz parte de um ciclo de 14. Por outras palavras, Bach escolhe uma partitura cujo número é igual a 5, 1076=14=5 e de um ciclo de 14=5, o número da Harmonia Perfeita, ligado ao símbolo rosacruz, ao pentagrama.
Bach foi o 14º membro da Sociedade das Ciências Musicais de Leipzig, Alemanha, uma Associação ligada ao caminho iniciático.
Também a Ária das Variações de Goldberg que nos conduz até à dança dos astros no Espaço em linha oval está construída com 32 notas fundamentais, 32 compassos, 32 movimentos, eis a constante 5, da harmonia perfeita.
Quando em 1997 visitávamos a Igreja de S. Tomás em Leipzig, Alemanha vimos uma exposição em que ressaltou-nos uma imagem de Coménio. O que é que Coménio teria a ver com Bach e a sua vida? Bem, ambos são rosacruzes, mas o que os ligará ainda mais?
De acordo com os nossos humildes conhecimentos de alemão soubemos que o nosso amigo J.S.Bach tinha aprendido, a correr, nas Escolas de Eisenach, Ohrdruf e Luneberg, segundo os métodos pedagógicos de Coménio.
Painel onde estão diversos dados sobre a ligação de Coménio com Bach.
|
Estátua em honra de Bach, em Leipzig, Foto de D.D.C. em 1997 |
Afinal a leitura das obras de Coménio influenciaram a vida e obra de J.S.Bach. Há em diversos aspectos sintonia entre os ideais de Bach e os de Coménio desde o desejo da perfeição, da libertação por métodos cosmocratos pedagógicos, que visam a união entre o intelecto e o coração, objectivo da Escola Rosacruz.
Uma das principais finalidades da Rosacruz é ajudar as pessoas a unirem o intelecto por vezes frio e algo orgulhoso com o coração, com os sentimentos altruístas.
J.S. Bach aos 20 anos de idade, Pintura de Johan Ernst Rentsch
PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE
Mistérios das grandes óperas [Mysteries of the great
operas] Versão online |
1921 (ed.) |
Português |
Mistérios das grandes óperas [Mysteries of the great
operas] pdf |
1921 (ed.) |
Português |
Misterios de las grandes óperas [Mysteries of the great
operas] pdf |
1921 (ed.) |
Espanhol |
1995 |
Português |
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 , celular: (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos 2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA
|