O Templo Rosacruz

 por um Probacionista


Além do murmurinho do mundo, além da percepção dos limitados sentidos sensoriais do sujeito humano, há um Templo Invisível, onde o discípulo avançado é instruído durante o sono até tornar-se
consciente de seus vôos anímicos tornando-se um Iniciado no Caminho da Rosa e no segredo da Cruz.

Os místicos medievais alimentavam a doutrina de que a Antiga Ordem dos Rosacruzes consistia de um limitado numero de Adeptos ou Iniciados altamente desenvolvidos, estando os de grau mais elevado
livres das leis da mortalidade (não demandando reencarnar, estando aptos a criar um veículo apropriado para se manifestar no plano físico) ; os candidatos somente eram aceitos na Ordem após um longo
período probatório; os Adeptos possuíam o segredo da Pedra Filosofal e conheciam o processo de transmutação dos metais inferiores em ouro, porém sabiam que estes termos eram apenas alegóricos relacionando-se com o verdadeiro mistério da regeneração humana através da transmutação dos elementos básicos da natureza inferior do homem no ouro da realização intelectual e espiritual.

Acreditavam que tais Adeptos estavam capacitados a ensinar ao homem como funcionar além de seu corpo físico assistindo-o a libertar a rosa (contraparte espiritual da natureza humana) da cruz (o corpo
físico, considerado como o Templo da Alma) . Ensinavam que a natureza espiritual estava atada à forma material em certos pontos simbolizados pelos estigmas da crucificação; porém através de três iniciações alquímicas realizadas no plano espiritual, no etéreo Templo da Rosa Cruz, capacitavam-se a remover aqueles "pregos" que o atavam a cruz de seu corpo físico permitindo que sua natureza divina
se desprendesse deste .

Tal processo era descrito em termos metafóricos através das três expressões alquímicas: “A construção do Mar Fundido", "A Construção da Pedra Filosofal" e "A Rosa Diamantina".

O Templo Rosacruz constitui uma Escola de super-homens. É uma realidade viva nos planos internos, onde os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, Adeptos da Grande Fraternidade Branca, se revelam àqueles que transcendem as limitações do mundo material.

"Mesmo quando os gritos e os clamores dos indignos são repetidos mil vezes, mesmo quando eles se oferecem e se apresentam mil vezes a nós, Deus quis que nossos ouvidos não se apercebessem de nenhum. E depois, sua nuvem tomou-nos sob sua sombra, a fim de que nenhuma pessoa dentre nós pudesse forçar-nos a nós, seus servidores. A menos que ele tenha os olhos da águia, ninguém nos pode ver nem reconhecer". - Confessio Fraternitatis

A águia é um símbolo de iniciação (o medular fogo espiritual) . O mundo degenerado incapaz de despertar este fogo sagrado nas retorta alquímica de seu próprio ser é incapaz de compreender o Segredo da Ordem Rosacruz.

A Bíblia diz que Hiram Abiff, o Construtor do Templo de Salomão, era Filho de uma Viúva (Viúva de Naim) e um artífice habilidoso. Hiram, o mais alto Iniciado entre os Filhos da Luz (phree messen) recebeu através de Cristo a Suprema Iniciação Cósmica, narrada na alegoria bíblica da ressurreição de Lázaro, tornando-se um C.R.C. (Cristão Rosa Cruz) , recebendo o simbólico nome de Christian Rosenkreuz. Seu antigo martelo se converte em cruz e seu disco em rosa. Numa manifestação posterior redimensiona a milenar tradição dos Filhos da Luz (phree messen) através da Ordem Rosacruz. Sua lenda, narrada na Segunda parte da Fama Fraternitatis é mais uma alegoria da Senda da Iniciação. A exemplo dos Avatares hindus o pai C.R.C. é um personagem trans-histórico guardando em si o caráter simbólico e emblemático que protege e identifica todos os membros de sua Escola. A misteriosa figura do Conde de Saint German é mais uma manifestação desta mesma entidade. Os antigos alquimistas, conectados com a Ordem Rosacruz, reconheciam o Fogo como Símbolo Universal, pois através dele podiam controlar os metais. Os Rosacruzes são descendentes de Tubal-cain e Hiram Abiff e o propósito de sua existência é preservar a natureza espiritual do homem através de eras de materialidade.

"Max Heindel, o Cristão Místico (2) descreve o Templo Rosacruz como uma estrutura etérica e refere-se aos Adeptos Rosacruzes como entidades tão avançadas na ciência da vida que a morte os esqueceu". -Manly P. Hall (em The Secret Teachings of All Ages). (2)

Max Heindel descreve o Templo como uma estrutura etérica, superlativa e incomparável com qualquer edificação material conhecida. A descrição metafórica dada por Manson, personagem de Charles Ram
Kennedy, em sua inspirada obra teatral "O Servo da Casa", ilustra de forma alegórica a natureza de tais estruturas espirituais.

 “...Deve ser visto de certa maneira, em condições especiais. Algumas pessoas nunca chegam a vê-lo. Você deve entender que não é um monte de pedras e madeiras mortas. É uma coisa viva. Quando nele se entra, ouve-se um som, um som que se parece como um cântico. Ouvindo melhor, entenderás que é composto de batidas de corações humanos, da música da alma dos homens - isto é, se tiveres ouvidos para ouvir. Se tiveres olhos para ver, dentro em breve verás o Templo em si - um mistério de formas e de sombras que se eleva do chão ao teto. O trabalho de um construtor (arche-teckton) incomum! Seus pilares erguem-se como troncos de heróis destemidos; delicados corpos de homens e mulheres amoldam-se a estruturas fortes e inexpugnáveis; rostos de crianças alegram cada pedra angular fundamental; seus enormes arcos são como as mãos unidas de irmãos ; e em teu teto estão inscritos pensamentos de todos os sonhadores do mundo. Ainda está sendo construído - construído e reformado. Às vezes o trabalho segue às escuras; às vezes sob luz ofuscante; ora sob o peso de angústia silenciosa; ora ao som de risos e gritos heróicos , comparáveis ao som do trovão. Às vezes, no silencio da noite, ouvem-se as marteladas dos companheiros que trabalham na cúpula - companheiros que seguiram
em frente com maior rapidez...” ·


Há nove graus nos Mistérios Menores. Os ritos correspondentes aos diversos graus são realizados à meia-noite em dias específicos. O rito do primeiro grau é realizado à meia noite de Sábado (dia regido por Saturno). O rito do segundo grau é realizado no Domingo (dia do Sol), o rito do terceiro grau é realizado na Segunda-feira (dia da Lua) , o rito do quarto grau é realizado na Terça-feira (dia de Marte), o rito do quinto grau é realizado na Quarta-feira (dia de Mercúrio), o rito do sexto grau é realizado na Quinta-feira (dia de Júpiter), o rito do sétimo grau é realizado na Sexta-feira (dia de Vênus), o rito do oitavo grau é celebrado nas noites de lua nova e lua cheia, e o rito do nono grau é celebrado nos solstícios do verão e do inverno. Quando o discípulo está preparado, mediante uma vida de pureza e Serviço, o Mestre vem , instruindo-o a respeito de seus poderes latentes e iniciando-o no seu uso, explicando-lhe, pela primeira vez, como pode despertar essa energia e torná-la dinâmica.

"A Iniciação, sendo o culminar inevitável de prolongados esforços espirituais do candidato, conscientes ou não, não pode realizar-se até que, no requerido desenvolvimento interno, tenham sido despertados os poderes latentes que a Iniciação ensina a empregar dinamicamente, assim como não se produz nenhuma explosão se apertarmos o gatilho de um revolver descarregado. Todo serviço amoroso e desinteressado aumenta a luminosidade e o poder vibratório da aura do candidato e, tão seguramente como o ímã atrai a agulha, o brilho da aura luminosa atrairá o Instrutor Espiritual". -Max Heindel, Conceito Rosacruz do Cosmos.

Quando um discípulo se torna um Irmão ou Irmã Leigo(a) é introduzido(a) ao ritual celebrado nas noites de Sábado. A Iniciação seguinte faculta-o a assistir aos Serviços do Templo, à meia-noite dos Domingos, e assim por diante. "Embora todos os Irmãos ou Irmãs Leigas tenham livre acesso ao Templo nos seus corpos espirituais durante todos os dias, não podem entrar nos Serviços da meia-noite nos graus que ainda não tenham alcançado.

" Há um muro ao redor do Templo, invisível mas impenetrável para aqueles que ainda não receberam o 'Abre-te Sésamo'." -Max Heindel, Ensinamentos de um Iniciado.

Cada noite esta muralha é constituída de modo diferente, por isso se algum Irmão Leigo, por engano ou por esquecimento, tentar entrar no Templo quando os ritos que aí se celebram estão acima de seu grau,
aprenderá que é possível bater com a cabeça numa muralha espiritual , e esta experiência não é nada agradável.

"Durante os últimos séculos, os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz têm trabalhado ocultamente pela humanidade. Cada noite, à meia-noite, há um Serviço no Templo, onde os Irmãos Maiores assistidos pelos Irmãos Leigos atraem de todas as partes do mundo os pensamentos de sensualidade, avareza, egoísmo e materialismo. Transmutam-no em puro amor, benevolência, altruísmo e aspirações espirituais, que enviam ao mundo para melhoramento e fortalecimento do bem. Se não fosse este potente manancial de vibrações espirituais, o materialismo já teria acabado com todo o esforço espiritual. Nunca houve idade mais negra, do ponto de vista espiritual, do que os últimos trezentos anos de materialismo.”-Max Heindel, Conceito ·Rosacruz do Cosmos. ”.

(1) Max Heindel é fundador da The Rosicrucian Fellowship

 http://www.rosicrucianfellowship.org

 

(2)) Manly P. Hall é fundador da Philosophical Research Society

http://www.prs.org

 

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