ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA
Afetividade e Espiritualidade
Define-se a afetividade
como sendo o mecanismo pelo qual somos capazes de perceber o agrado ou desagrado
dos estímulos biológicos. Dentro do conceito de afetividade, compreendem-se as
tendências: de conservação ou egoísticas, abrangendo os apetites (conteúdo
sensorial) e de expansão ou altruísticas, abrangendo as paixões e sentimentos
(conteúdo representativo).
Como estamos depreendendo,
a afetividade situa-se no Mundo do Desejo, correspondendo as tendências de
conservação ou egoísticas às regiões inferiores e as de expansão ou
altruísticas, às regiões superiores. O estudo do mecanismo da afetividade nos
capacitará a maior controle do Corpo de Desejos, moderando os apetites e
incrementando os sentimentos altruísticos.
Entremos um pouco em
contato com a nomenclatura dos diferentes estados de afetividade. Quando normal,
denomina-se eutimia e, quando alterada, é designada pelos diferentes nomes,
conforme a discriminação do seu estado: distimia-perturbada; atimia-ausente;
hipotimia-diminuída; hipertimia-exagerada; braditimia-retardada;
taquitimia-acelerada; metatimia-lábil; catitimia-inconsciente;
paratimia-desviada ou anormal; esquisotimia-introvertida;
ciclotimia-extrovertida.
A afetividade traduz-se em
sentimentos de prazer e dor, acompanhados de modificações orgânicas da vida
vegetativa e de reações motoras correspondentes. No prazer, encontramos a
taquipnéia, a taquicardia, o metabolismo aumentado e o aumento de apetite. Como
reações motoras, verificamos a exuberância de movimentos, gritos de alegria,
canto e dança. Na dor, há bradicardia, indo até à parada do coração, respiração
irregular, com acúmulo de anidrido carbônico, metabolismo diminuído e
inapetência. Nas reações motoras, apresenta-se a forma passiva, com depressão ou
inibição, e a forma ativa, com agitação, movimentos convulsivos e
contorções.
Pelo exposto, podemos
compreender o caráter negativo da dor e o caráter positivo do prazer. Um
espiritualista deve saber ultrapassar a dor. Há sempre algo que possa fazer
calar os nossos sofrimentos e esse algo é o Serviço. Se olharmos em torno, vemos
tanta gente com problemas angustiantes, que os nossos parecem pequenos ante a
magnitude e multiplicidade dos outros. Por que não nos dedicarmos a suavizá-los
? Assim, os nossos serão esquecidos.
Paixão, ciúme e morte são
sentimentos instintivos, de caráter egoístico. Por que não cultivarmos os
sentimentos altruístas, as idéias morais, que nos conduzem para as regiões
superiores do Mundo do Desejo?
Na vida, temos dois polos.
No polo positivo, aceitamos, fixamos e usamos. Aceitamos as contingências da
vida, fixamos as boas ideias, usamos os nossos conhecimentos. No polo negativo,
repelimos, combatemos e neutralizamos. Repelimos o bem e a atividade, combatemos
porque tememos, neutralizamos todas as tendências à atividade, permanecendo em
inércia entorpecedora e improdutiva.
Os objetos da afetividade
são constituídos pelas ligações afetivas com seres ou coisas e denominam-se
nexos afetivos. Podem ser compulsórios, procurados e aceitos. Pai e mãe são
nexos afetivos compulsórios. O cônjuge é um nexo afetivo procurado. O marido de
uma irmã é um nexo afetivo aceito.
Para o espiritualista,
ainda há outro nexo afetivo procurado: é o amor a Deus, que se traduz pelo amor
à Humanidade e pela prática do Serviço.
No estudo da afetividade,
temos ainda a considerar o humor, ou afeto fundamental, e a
emotividade.
Humor é o estado de maior
ou menor satisfação vital em um momento dado. Depende de quantidade e de ritmo.
Quanto à quantidade, pode ser extremado ou ausente. É extremado quando manifesta
satisfação exagerada, excitação ou exaltação. Encontra-se ausente no chamado
humor neuro ou álgico, geralmente acompanhado de depressão. Quanto ao ritmo,
pode ser estável e lábil ou instável.
A emotividade é
caracterizada pelas explosões afetivas, súbitas e breves, em face de estímulos
mais ou menos súbitos. A emotividade pode estar inibida em certos estados
patológicos, como na esquisofrenia. Pode manifestar-se em forma lábil, como na
psicose maníaco-depressiva. É incontinente na velhice, onde não há controle para
os estímulos emocionais.
Cultivemos a afetividade no
seu aspecto construtivo: amor, nexos afetivos normais, bom humor, emotividade
controlada. Com isso, obteremos a paz interna, a tranquilidade mental, condições
de harmonia para com nossos semelhantes e para com os seres sublimes que são os
Irmãos Maiores.
-
Dra. Ophelia Guimarães.
Fonte: Correio Rosacruz, novembro de 1960.
Documento Histórico Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais. |
PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE
Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover
A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista
A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.
O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista
Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]
Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397
Filiado a The Rosicrucian Fellowship
Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA
Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos
reservados.