FRATERNIDADE ROSACRUZ
HINÁRIO
A tradução para o português dos hinos de abertura e encerramento dos Rituais e também dos hinos astrológicos, da Fraternidade Rosacruz foi realizada há alguns anos após a fundação do Centro de São Paulo, entre 1955 e 1958, com a finalidade de dar cumprimento à realização dos rituais da Fraternidade.
Coordenados pelos irmãos fundadores da Sede de São Paulo, vários irmãos empenharam-se em traduzir os hinos, procurando, ao máximo, conciliar a fidelidade do original inglês com a métrica dos versos e o acento musical necessários para o canto.
As partituras ou partes musicais desses hinos, com suas letras em inglês, juntamente com outros hinos consagrados e com arranjo musical de Harold F. Forshaw, constam do livro SONGS OF LIGHT, hinário da nossa Sede Mundial.
Os esclarecimentos que se seguem constituem um resumo das respostas solicitadas em palestras e assistências dos Rituais da Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil, que foram colhidas do folheto Interpretation of Rosicrucian Fellowship Hymns e do livro The Musical Scale and the Scheme of Evolution de Artur Taylor, estudante da Rosicrucian Fellowhip e contemporâneo de Max Heindel.
Hino Rosacruz de Abertura
Este hino possui letra de Max Heindel para a melodia de Sweet Hour of Prayer.
Mundialmente conhecido, o hino Sweet Hour of Prayer possui sua letra original fundamentada no 1º Tessalonicenses, 5 (orai sem cessar). Composto na primeira metade do século XIX, por William Walford, tornou-se muito popular.
A letra de Max Heindel, sustentando-se no tripé de nossa Filosofia (Arte – Ciência e Religião) nos faz refletir sobre o processo evolutivo elevando nossa devoção.
Musicalmente, esse hino é composto no tom de Ré Maior que é a nota-chave ou tom fundamental da Divina Hierarquia de Libra. O poder vibratório de Vênus, regente de Libra, emana harmonia, cortesia e unidade. Considerando-se ainda que o enorme poder que possui a palavra, principalmente quando cantada por várias pessoas de um mesmo ideal, podemos imaginar o grau vibratório elevado que se forma quando estudantes da Fraternidade Rosacruz entoam esse hino ao iniciarem as reuniões devocionais de seus Rituais.
Hino Rosacruz de Encerramento
A melodia desse hino é também a de uma antiga canção: "Till We Meet Again". De origem inglesa e publicada a primeira vez em 1918, "Till We Meet Again" teve a parte musical composta por Richard A. Whiting. A letra, de Raymond B. Egan versava sobre a despedida dos soldados que iriam à guerra.
Max Heindel aproveitou essa melodia, nela colocando uma letra muito apropriada para o momento em que, despedindo-nos do nosso símbolo, no final dos rituais, encontramo-nos de volta ao mundo material (como assinala a despedida do Ritual Serviço do Templo), quando seremos então colocados à prova na prática do Ideal.
O tom musical do Hino Rosacruz de Encerramento é Ré bemol Maior, cuja vibração está em sintonia com a Divina Hierarquia de Áries, de grande elevação na escalada evolutiva. É fácil compreendermos porque Max Heindel solicitava que todos deixassem a Capela ou o Templo e silêncio uma vez terminado de cantar os hinos.
Hinos Astrológicos
Os Hinos dos doze signos possuem música e letra escritas por Emma Wendt, estudante da The Rosicrucian Fellowship, contemporânea de Max Heindel.
Várias gravações desses hinos foram feitas na forma instrumental, não só pela Sede Mundial, mas também por centros em todo o mundo. Atendendo a pedidos de estudantes desejosos de aprenderem e executarem o canto em suas casas durante os rituais, alguns irmãos da Sede em São Paulo, no ano 2000, gravaram os referidos hinos na forma cantada, numa gravação muito simples, mas suficiente para o conhecimento e reflexão do conteúdo das letras.
- Maria Lázara Franzine
CD HINÁRIO ROSACRUZ
Click nos links abaixo para abrir as páginas correspondentes aos hinos disponíveis no CD, onde poderá ouvir os hinos em MP3 bem como ter acesso a suas letras na versão portuguesa ( Portugues do Brasil). Para melhor sonoridade recomendamos a aquizição do CD HINÁRIO ROSACRUZ, a venda através da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil.
Meditação e preparação do ambiente
1. NONA SINFONIA DE BEETHOVEN (15:53)
Ludwig van Beethoven - Symphony No. 9 in D Minor "Choral" Op.125, Herbert von Karajan, 1963.
https://www.youtube.com/watch?v=QfrAXZC7GKA&list=RDQfrAXZC7GKA
Hinos dos Rituais da Fraternidade Rosacruz
2. HINO ROSACRUZ DE ABERTURA (4:13)
3. HINO ROSACRUZ DE ENCERRAMENTO (4:21)
Hinos Astrológicos
4. PARA FRENTE E ACIMA (Áries) - 2:34
5. HARMONIA CÓSMICA (Touro) - 2:07
6. PROCURANDO A VERDADE (Gêmeos) - 2:00
7. DO SILÊNCIO (Câncer) - 1:29
8. FOGO VIVO DE DEUS (Leão) - 1:48
9. SERVINDO COM DEUS (Virgem) - 1:59
10. A BARRA DO TEU MANTO (Libra) - 2:18
11. MISTÉRIO DA VIDA (Escorpião) - 1:49
12. O CANTO DO PEREGRINO (Sagitário) - 1:51
13. CONSAGRAÇÃO (Capricórnio) - 1:48
14. O AMOR UNIVERSAL (Aquário) - 2:35
15. LEI DIVINA (Peixes) - 1:49
PRODUZIDO, MIXADO E MASTERIZADO NO ESTÚDIO DA DEMUTTI PRODUÇÕES E EDIÇÕES MUSICAIS LTDA. FONE (11)2700951.
|
|||
Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210
Telefone celular: (21) 9548-7397(21) 9548-7397
E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com
2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA
Atualizado em 18 de outubro de 2017
All rights reserved
A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.