Ger Westenberb nasceu em Amsterdam, Holanda. Filho mais velho de uma família liberal protestante teve um irmão e duas irmãs. Após trabalhar como assistente comercial, graduou-se em Serviço Social. Em 1961 se casou, tendo um filho e duas filhas. Após a dissolução de seu primeiro casamento em 1975, conheceu Kea Kreiken, sua atual companheira.
Aos 19 anos iniciou seus estudos de Astrologia, em Amsterdam, através da The Rosicrucian Fellowship, tornando-se membro da confraria.
Estimulado por seu interesse pela história dos antigos rosacruzes passou a colecionar livros e catalogar informações. Após sua aposentadoria em 1 de fevereiro de 1994, dedicou-se à tradução e retradução das obras de Max Heindel, bem como a ampliação de sua biografia. Seu primeiro trabalho biográfico sobre Max Heindel circulou numa tiragem limitada em 1 de janeiro de 1994. Uma edição ampliada circulou na Europa a partir de dezembro de 2003. Desde então a obra tem sido traduzida para vários idiomas.
O livro contém um capítulo introdutório sobre a origem da Ordem da Rosa Cruz e a aparição dos primeiros manifestos (Fama, Confessio e Assertio). Estes documentos geraram uma tremenda reação do público. Na primeira década do século XX, o dinamarquez Carl Louis Fredrik Grasshoff, que adotou o nome de Max Heindel ao emigrar para os EUA, foi eleito o mensageiro público dos ensinamentos rosacruzes, após ser testado pelos Irmãos Maiores da Ordem da Rosa Cruz, a Escola de Mistérios do Ocidente.
Em sua pesquisa histórica, Westenberg teve acesso aos registros oficiais de Max Heindel e seus contemporâneos. Isto revelou muitos fatos inéditos.
O nome Rosacruz parece capturar a imaginação de muitas pessoas, não está patenteado, sendo utilizado por várias organizações que se proclamam remanescentes de antigas manifestações da Ordem da Rosa Cruz no mundo ocidental. A Fraternidade Rosacruz não tem relação direta com nenhuma destas organizações. O livro também aborda a relação entre Max Heindel e Rudolf Steiner e analisa semelhanças e diferenças importantes entre seus pontos de vista.
No curso de sua vida, no lapso de dez anos Max Heindel estabeleceu a The Rosicrucian Fellowship, como Escola preparatória para a Ordem da Rosa Cruz e escreveu cerca de vinte livros.
A Biografia de Max Heindel escrita originalmente em holandez por Ger Westenberg está disponivel em inglês, em textos serializados traduzidos por Elizabeth Ray e editados em pdf por Allen Edwall. Esta obra também foi traduzida para o português pelo Centro Rosacruz Max Heindel, Minde, Portugal.
|